Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53851
Type: Artigo de Evento
Title: Percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade
Authors: Victor Hugo Pereira
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Bruna Camargos Avelino
Edgard Bruno Cornacchione Junior
Abstract: Este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Participaram da pesquisa 619 pósgraduandos que responderam ao questionário disponibilizado online. Os resultados evidenciaram que, para os discentes matriculados nos cursos de Mestrado em Contabilidade, as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos foi indicado como o motivo que mais contribuiria para a evasão. Os estudantes matriculados nos cursos de Doutorado não indicaram motivos que representassem uma contribuição de alto grau na propensão para a evasão. De um modo geral, destacaram que um motivo que contribuiria fortemente para a evasão seria as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos. Isto reforça a necessidade de discussões sobre o tema, com o intuito de apoiar os estudantes ao longo da realização de suas atividades acadêmicas. Ao reconhecerem possíveis dificuldades relatadas pelos discentes, os membros das instituições de ensino têm a oportunidade de buscar alternativas para auxiliar o estudante a lidar com situações de desconforto na universidade.
Abstract: This study had as main objective to identify a perception of graduation students about the reasons that would contribute to the evasion of students from stricto sensu courses in Accounting. 619 graduate students participated in the survey and answered the questionnaire available online. The results showed that, for students enrolled in the Master’s Degree in Accounting, the difficulties to follow the course due to the time needed for studies was indicated as the reason that most contributed to the dropout. Students enrolled in Doctoral Degree did not indicate reasons that would represent a high degree of contribution to the propensity for dropout. In general, highlighted that a reason that would strongly contribute to the dropout would be the difficulties in keeping up with the course due to the time needed for studies. This reinforces the need to exercise on the subject, in order to support studies throughout the performance of their academic activities. When recognizing possible difficulties reported by the students, the members of the educational institution have the opportunity to seek alternatives to help the student to deal with discomfort situations at the university.
Subject: Evasão
Ciências Contábeis
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.182882
URI: http://hdl.handle.net/1843/53851
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/182882
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Contabilidade e Organizações
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.