Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53853
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dc.creatorLeonardo Barbosa Amaralpt_BR
dc.creatorMárcio Augusto Gonçalvespt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T21:16:51Z-
dc.date.available2023-05-23T21:16:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issueXII Congresso de Administração e Contabilidadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53853-
dc.description.resumoO ensino da Contabilidade Forense tem sido um tema recorrente na literatura internacional e não sem controvérsias. Este estudo relata as percepções de especialistas em fraudes sobre o ensino da Contabilidade Forense, mais especificamente, procura identificar os conteúdos que devem ser abordados para que sejam desenvolvidos conhecimentos e habilidades inerentes à Contabilidade Forense, utilizando-se da técnica Delphi. Para tal propósito, foi formada uma comissão de 25 especialistas brasileiros, com formação heterogênea, representativa dos campos acadêmico e profissional. Com base em levantamentos na literatura, inicialmente, 34 conteúdos foram apresentados à comissão, sendo um desses excluído após a primeira rodada. Além disso, os especialistas acrescentaram 14 novos conteúdos e vários comentários foram feitos ao longo do processo. Para que se atingisse o consenso, foram necessárias três rodadas. Os resultados do estudo indicam que os especialistas percebem que a maioria dos conteúdos propostos pela literatura internacional são relevantes, e a técnica Delphi evidenciou o ranking dos mais importantes. Entre os conteúdos mais bem avaliados, em sua maioria, estão aqueles relacionados ao exame de fraudes e corrupção, incluindo conteúdos, tais como: “Prevenção, Detecção e Investigação de Fraudes”, “Técnicas de Investigação (suborno e corrupção)”, “Estudo de Casos de Lavagem de Capitais e outras Fraudes”, “Definição de Fraude”, “Tipos de Fraude”, “Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, “Técnicas de Localização de Ativos Ocultos” e “Triângulo da Fraude”. Este estudo avança na literatura sobre o ensino da Contabilidade Forense e seus resultados fornecem uma visão útil sobre esse recorrente tema de pesquisa. Este trabalho pode ser especialmente prático para contratadores, estudantes e universidades, ou qualquer pessoa que nunca tenha ouvido falar sobre a Contabilidade Forense.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Administração e Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade Forensept_BR
dc.subjectCurrículo Acadêmicopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherContabilidade forensept_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.titleConteúdos do ensino em contabilidade forense: percepção de especialistas em fraudespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://adcont.net/index.php/adcont/adcont2021/paper/view/3853pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6813-7909pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8746-8428pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2522-3035pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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