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http://hdl.handle.net/1843/53853
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Leonardo Barbosa Amaral | pt_BR |
dc.creator | Márcio Augusto Gonçalves | pt_BR |
dc.creator | Jacqueline Veneroso Alves da Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T21:16:51Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T21:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.issue | XII Congresso de Administração e Contabilidade | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53853 | - |
dc.description.resumo | O ensino da Contabilidade Forense tem sido um tema recorrente na literatura internacional e não sem controvérsias. Este estudo relata as percepções de especialistas em fraudes sobre o ensino da Contabilidade Forense, mais especificamente, procura identificar os conteúdos que devem ser abordados para que sejam desenvolvidos conhecimentos e habilidades inerentes à Contabilidade Forense, utilizando-se da técnica Delphi. Para tal propósito, foi formada uma comissão de 25 especialistas brasileiros, com formação heterogênea, representativa dos campos acadêmico e profissional. Com base em levantamentos na literatura, inicialmente, 34 conteúdos foram apresentados à comissão, sendo um desses excluído após a primeira rodada. Além disso, os especialistas acrescentaram 14 novos conteúdos e vários comentários foram feitos ao longo do processo. Para que se atingisse o consenso, foram necessárias três rodadas. Os resultados do estudo indicam que os especialistas percebem que a maioria dos conteúdos propostos pela literatura internacional são relevantes, e a técnica Delphi evidenciou o ranking dos mais importantes. Entre os conteúdos mais bem avaliados, em sua maioria, estão aqueles relacionados ao exame de fraudes e corrupção, incluindo conteúdos, tais como: “Prevenção, Detecção e Investigação de Fraudes”, “Técnicas de Investigação (suborno e corrupção)”, “Estudo de Casos de Lavagem de Capitais e outras Fraudes”, “Definição de Fraude”, “Tipos de Fraude”, “Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, “Técnicas de Localização de Ativos Ocultos” e “Triângulo da Fraude”. Este estudo avança na literatura sobre o ensino da Contabilidade Forense e seus resultados fornecem uma visão útil sobre esse recorrente tema de pesquisa. Este trabalho pode ser especialmente prático para contratadores, estudantes e universidades, ou qualquer pessoa que nunca tenha ouvido falar sobre a Contabilidade Forense. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso de Administração e Contabilidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade Forense | pt_BR |
dc.subject | Currículo Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Contabilidade forense | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.title | Conteúdos do ensino em contabilidade forense: percepção de especialistas em fraudes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2021/paper/view/3853 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6813-7909 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8746-8428 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2522-3035 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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