Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53903
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dc.creatorBárbara Siqueira da Silvapt_BR
dc.creatorJosé Roberto de Souza Franciscopt_BR
dc.creatorLaura Edith Taboada Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T19:43:44Z-
dc.date.available2023-05-24T19:43:44Z-
dc.date.issued2019-02-17-
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.issn2318-6984pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53903-
dc.description.resumoOs incentivos fiscais fazem o governo abrir mão de uma parte de sua arrecadação para incentivar o desenvolvimento de uma determinada região ou para favorecer a execução de atividades sociais, culturais, educativas, de saúde, esportiva ou de melhoria tecnológica. O demonstrativo contábil, de cunho social e responsável por demonstrar a riqueza econômica gerada e distribuída na sociedade é a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo verificar o efeito dos incentivos fiscais na distribuição do valor adicionado. A amostra foi constituída por 291 empresas não-financeiras listadas na B3, no período de 2010 a 2018. A abordagem ao problema de pesquisa foi considerada como quantitativa, utilizando-se do modelo econométrico de Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis (FGLS) para análise. Os resultados apontam uma ralação positiva e significativa entre a distribuição de valor e os incentivos fiscais, portanto, as empresas que recebem incentivos fiscais apresentam uma maior distribuição de valor. Além disso, o estudo mostra que empresas maiores distribuem mais valor e empresas alavancada distribuem menos valor. A crise brasileira não afetou a distribuição de valor da empresas de capital aberto brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Administração, Sociedade e Inovaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivos Fiscaispt_BR
dc.subjectDemonstração do Valor Adicionadopt_BR
dc.subjectDistribuição de Valorpt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherCrédito fiscalpt_BR
dc.titleEfeito dos incentivos fiscais na distribuição de valor das companhias de capital aberto brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.even3.com.br/anais/12casi/207877-efeito-dos-incentivos-fiscais-na-distribuicao-de-valor-das-companhias-de-capital-aberto-brasileiras/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1880-5304pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4511-7208pt_BR
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