Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53924
Type: Dissertação
Title: Expansão educacional e a saúde dos adultos no Brasil: uma análise para 1998 e 2019
Authors: Amanda Martins de Almeida
First Advisor: Luciana Soares Luz do Amaral
First Co-advisor: Cássio Maldonado Turra
First Referee: Luciana Soares Luz do Amaral
Second Referee: Cássio Maldonado Turra
Third Referee: Adriana de Miranda Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Mirian Martins Ribeiro
Abstract: O processo de expansão educacional, que ocorreu no Brasil nas últimas décadas, alterou a composição da população adulta por nível educacional. Dada a associação entre educação e saúde, amplamente discutida pela literatura, espera-se que o processo de expansão tenha relação com mudanças na saúde entre os grupos educacionais e nos processos de mobilidade e seletividade nas transições educacionais. O objetivo deste trabalho é analisar os diferenciais de saúde intra e intergrupos educacionais no Brasil, no contexto da expansão educacional, em 1998 e 2019. Para isso, utiliza-se a Decomposição da Soma dos Quadrados para variável categórica e duas dimensões de saúde: estado autoavaliado e revalência de três doenças, coração, diabetes e hipertensão, a partir dos dados das pesquisas amostrais Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), aplicada no ano 1998 e Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), aplicada em 2019. Além da decomposição, o trabalho também realiza uma padronização, a fim de isolar o efeito das mudanças na distribuição etária e de educação no período analisado. Os resultados encontrados apontam uma redução consistente da variabilidade nos resultados de saúde do grupo menos escolarizado e aumento, mais sutil, da variabilidade dos grupos mais escolarizados entre 1998 e 2019. Além disso, as coortes mais jovens se beneficiaram mais da expansão educacional que as mais velhas e foram os principais agentes para o aumento da variabilidade do grupo superior completo. Já ao analisar as diferenças entre sexos, a população feminina aumentou sua participação nos níveis educacionais mais elevados, reduzindo as diferenças educacionais entre os sexos e contribuindo mais para o aumento da variabilidade na saúde dos grupos mais escolarizados. Ao realizar a padronização, encontrou-se que os resultados utilizando a variável estado de saúde não mais são observados. Já para a prevalência de doenças, após padronização os resultados encontrados na decomposição são mais sutis. O trabalho contribui ao apresentar o papel da transição educacional para compreender as mudanças na desigualdade em saúde por grupos educacionais no Brasil.
Abstract: The educational expansion process, which has occurred in Brazil in recent decades, has changed the composition of the adult population by educational level. Given the association between education and health, widely discussed in the literature, it is expected that the expansion process is related to changes in health among educational groups and mobility and selectivity processes in educational transitions. This work aims to analyze the health differentials within and between educational groups in Brazil, in the context of educational expansion, in 1998 and 2019. For this, the Decomposition of the Sum of Squares is used for the categorical variable and two dimensions of health: state self-rated and prevalence of three diseases, heart, diabetes, and hypertension, based on data from the National Household Sample Survey (PNAD), applied in 1998 and the National Health Survey (PNS), applied in 2019. The work also performs a standardization to isolate the effect of changes in age and education distribution in the analyzed period. The results point to a consistent reduction in the variability in the health outcomes of the less educated group and a more subtle increase in the variability of the more educated groups between 1998 and 2019. In addition, the younger cohorts benefited more from educational expansion than the old ones and were the primary agents for increasing the variability of the higher educational level group. When analyzing the differences between the sexes, the female population increased its participation in higher educational levels, reducing the differences between the sexes and contributing more to the variability in the health of the more educated groups. When carrying out the standardization, it was found that the results using the health status variable are no longer observed. As for the prevalence of diseases, after standardization, the results found in the decomposition are more subtle. The work contributes by presenting the educational transition's role in understanding changes in health inequality by educational groups in Brazil.
Subject: Demografia
Política de saúde
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53924
Issue Date: 24-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Expansão Educacional e a Saúde dos Adultos no Brasil - Amanda Martins de Almeida.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons