Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53945
Type: Monografia (especialização)
Title: Vai ter festa? O consumo simbólico da comemoração de um casamento
Authors: Marcelle Alves Miranda Veloso
First Advisor: Marlusa Gosling
First Referee: Ítalo Brener Carvalho
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o significado e a importância da festa de casamento para as noivas, além de analisar os grupos sociais que influenciam suas escolhas e como se dá o processo de contratação dos fornecedores. Sendo assim, primeiramente, será apresentada uma abordagem sobre a origem do casamento fazendo uma rápida comparação entre o casamento antigo e o contemporâneo, logo após será abordado sobre o comportamento do consumidor, o consumo simbólico e conspícuo e o marketing de serviços. Quanto à metodologia de pesquisa, a abordagem será qualitativa, objetivando a realização da pesquisa exploratória com entrevistas em profundidade, tendo como finalidade estimular as entrevistadas a falarem de forma livre e pessoal, expondo assim, suas verdadeiras opiniões e motivações da importância e sentido da festa de casamento. Assim, foram entrevistadas nove noivas que estavam com evento oficialmente marcado e já haviam contratado alguns fornecedores para a realização do evento. Posteriormente, realizou-se a transcrição das entrevistas e a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que a festa é bastante relevante na vida da maioria das noivas entrevistadas, pois elas acreditam que o casamento acontece apenas uma vez na vida e se trata de uma transição de grande importância e este momento tão singular deve ser celebrado com festa, amigos e familiares.
Abstract: This paper presents a study of the meaning and significance of the wedding party for brides, besides analyzing the social groups that influence their choices and how is the supplier of the hiring process. So, first, a discussion of the origin of marriage making a quick comparison between the old and the contemporary marriage will be presented soon after will address consumer behavior, symbolic and conspicuous consumption and marketing services. As to research methodology approach will be qualitative, aiming at the realization of exploratory research with in-depth interviews, with the aim to encourage interviewees to speak freely and personally, thus exposing, their true opinions and motivations of the importance and party sense marriage. Thus, nine brides were interviewed who were with officially scheduled event and had already hired some vendors for the event. Later, there was transcribing the interviews and content analysis. The survey results indicate that the party is very relevant in the lives of most interviewed brides, because they believe that marriage happens only once in life and it is a very important and this so unique moment transition should be executed with party, friends and family.
Subject: Noivas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53945
Issue Date: 26-Oct-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho final para impressão - Final (07.05.2023).pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons