Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53994
Type: Monografia (especialização)
Title: Plano de curso para o ensino de acentuação gráfica
Authors: José Olavo Alves Duarte
First Advisor: Mayara Nicolau de Paula
First Referee: Fernanda Rosa da Silva
Second Referee: Letícia Lucinda Meirelles
Abstract: Este trabalho tem por finalidade observar, sem demasiado aprofundamento histórico, como tem sido feito o ensino de acentuação gráfica nos últimos anos nas instituições educacionais. Sabe-se que muitos são os desafios apresentados na educação básica no que se refere ao domínio das regras de ortografia por alunos, como foco em memorização e metodologias ineficazes presentes em livros didáticos. Nesse sentido, foi observado quais literaturas recentes se tem referentes ao tema e como elas abordam o assunto em questão, bem como os prescrevem os documentos normativos do ensino. Ademais, foi analisado, a título de exemplificação, como o uso de diacríticos está descrito em três obras de Língua Portuguesa aprovadas no PNLD 2020 - Anos Finas do Ensino Fundamental, incluindo o livro didático utilizado pelos alunos de 6° ano do EFII da Escola Estadual Professor Affonso Neves – Belo Horizonte/MG. Posteriormente, como objetivo principal, a partir do sobrevoo sobre o ensino tradicional do tema em questão, foi desenvolvido uma sequência didática que se baseia fundamentalmente em jogos para o ensino e aprendizagem de acentuação gráfica, cujo fundamental intuito é apresentar um plano de curso lúdico e desafiador em que os discentes possam refletir sobre as regras de acentuação gráfica e possam entender a importância das regras de uso do diacrítico.
Abstract: This work aims to observe, without too much historical depth, how the teaching of graphic accentuation has been done in recent years in educational institutions. It is known that there are many challenges presented in basic education regarding the mastery of spelling rules by students, such as a focus on memorization and ineffective methodologies present in textbooks. In this sense, it was observed which recent literatures are related to the subject and how they approach the subject in question, as well as prescribe the normative teaching documents. In addition, it was analyzed, by way of example, how the use of diacritics is described in three Portuguese language works approved in the PNLD 2020 - Anos Finas do Ensino Fundamental, including the textbook used by the 6th grade students of the midle school of the State School Professor Affonso Neves – Belo Horizonte/MG. Subsequently, as the main objective, from the overflight over the traditional teaching of the subject in question, a didactic sequence was developed that is fundamentally based on games for the teaching and learning of graphic accentuation, whose fundamental intention is to present a ludic and educational course plan. challenging in which students can reflect on the rules of graphic accentuation and can understand the importance of the rules for using the diacritic.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53994
Issue Date: 8-Oct-2021
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- JOSE OLAVO ALVES DUARTE - COMPLETO - VERSÃO DEPÓSITO.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.