Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54009
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Equivocidades e incertezas de requisitos de informação na gestão de biblioteca universitária
Título(s) alternativo(s): Equivocalities and uncertainties of information requirements in university library management
Autor(es): Rafael Rocha
Francinara da Costa Candido
Nivaldo Calixto Ribeiro
Resumo: O texto aborda a incerteza e equivocidade na gestão de bibliotecas que impacta o processamento da informação e as prestações de serviços. Para isso, é apresentado e discutido as definições de incerteza e equivocidade e as recomendações de Daft e Lengel (1986) para redução da incerteza e resolução da equivocidade. Conclui-se que o papel da informação de cada mecanismo estrutural pode variar em todas as organizações (DAFT;LENGEL,1986). Eles podem não ser prontamente substituídos um pelo outro, pois o propósito subjacente de cada forma de processamento de informações é diferente. Já os sistemas de gestão de informação fornecem dados objetivos, enquanto as forças-tarefa e reuniões de grupo são um meio rico que pode servir ao propósito de reduzir a equivocidade e chegar a um acordo. Para os autores, os sistemas não reduzem a equivocidade por que questões ambíguas não são facilmente medidas e comunicadas por meio de sistemas impessoais. Da mesma forma, as reuniões da força-tarefa não são mecanismos eficientes de divulgação de grandes quantidades de dados quantitativos.
Abstract: The text addresses uncertainty and equivocality in library management that impact information processing and service delivery. For this, the definitions of uncertainty and equivocality and Daft and Lengel's (1986) recommendations for reducing uncertainty and resolving equivocality are presented and discussed. It is concluded that the information role of each structural mechanism can vary in all organizations (DAFT; LENGEL, 1986). They may not be readily substituted for one another, as the underlying purpose of each form of information processing is different. Information management systems provide objective data, while task forces and group meetings are a rich medium that can serve the purpose of reducing equivocality and reaching agreement. For the authors, systems do not reduce equivocality because ambiguous issues are not easily measured and communicated through impersonal systems. Likewise, task force meetings are not efficient mechanisms for releasing large amounts of quantitative data.
Assunto: Bibliotecas universitárias - Administração
Incerteza (Teoria da informação)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CECOM - CENTRO DE COMPUTACAO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.14342444.v1
URI: http://hdl.handle.net/1843/54009
Data do documento: 8-Fev-2021
metadata.dc.url.externa: https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/81
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência da Informação Express
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Equivocidades e incertezas de requisitos de informação na gestão de biblioteca universitária.pdf220.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.