Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54069
Type: Dissertação
Title: Trajetórias de vida e processos de inserção profissional de professores iniciantes de Educação Física
Authors: Caio Lucchesi Loures
First Advisor: José Ângelo Gariglio
First Referee: Claudia Barsand de Leucas
Second Referee: Claudia Starling Bosco
Abstract: O presente estudo teve como objeto de investigação as correlações existentes entre histórias de vida e experiências de inserção profissional de professores iniciantes de Educação Física. Em torno dessa questão, buscou-se conhecer as trajetórias de vida pré-profissional dos sujeitos; analisar seus percursos de formação profissional; identificar aspectos dos conteúdos formativos incorporados por eles em meio às experiências vividas em suas histórias de vida; entender como tais conteúdos formativos são mobilizados e/ou atualizados face os desafios da inserção profissional; apontar que instituições, grupos e indivíduos são referências no processo de construção e de incorporação de modos de ser fundamentais ao agir profissional em Educação Física; e analisar seus contextos de inserção profissional. Para tal, realizamos a pesquisa com quatro professores/as de Educação Física (dois homens e duas mulheres), licenciados pela Universidade Federal de Minas Gerais, que estavam nos quatro primeiros anos de magistério e que atuavam em escolas públicas da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte. A pesquisa nutre-se de estudos do campo de formação de professores que têm procurado romper com a tradicional dissociação entre o eu profissional e o eu pessoal, de forma a recolocar os professores no centro dos debates educativos (NÓVOA, 1992; GOODSON, 1992), dos saberes da socialização pré-profissional (TARDIF; RAYMOND, 1999) e das relações de continuidade e descontinuidade entre os processos de socialização primária e secundária (BERGER; LUCKMANN, 1985) e da iniciação à docência – ciclo da carreira docente marcado, em geral, por sentimentos extremos de desamparo, solidão, estranheza, alienação, insegurança, obscuridade, ambiguidade e por intensos processos de aprendizagem profissional (HUBERMAN, 1992; COCHRAN-SMITH, 2001). A pesquisa é de cunho qualitativo e vale-se dos aportes teóricos da pesquisa narrativa e biográfica. Para construção dos dados empíricos do estudo, foi utilizado um único instrumento de construção dos dados: a entrevista narrativa. Foram realizadas quatro entrevistas narrativas, uma com cada professor/a participante. As entrevistas foram organizadas a partir de dois eixos de análise, o primeiro destinado a identificar aspectos marcantes das trajetórias de vida dos professores (experiências familiares, escolares, universitárias, religiosas, políticas, esportivas, culturais ou outras que foram importantes para a sua formação) e o segundo voltado a compreender como essas experiências impactam o processo de iniciação à docência. A metodologia de análise baseou-se na “análise de conteúdo” e foi organizada em quatro partes destinadas a analisar as narrativas produzidas por cada um dos docentes, de forma separada, enfatizando as singularidades e as relações de continuidade e descontinuidade de suas trajetórias, suas experiências formativas e a relação destas com seus processos de inserção profissional. O estudo mostra que as experiências formativas incorporadas nas histórias de vida dos professores podem influenciar os processos de enfrentamento dos desafios da iniciação docente. Os conteúdos de tais experiências formativas são mobilizadas, ressignificadas e abandonadas conforme as demandas, os dilemas e os desafios do início da carreira. O estudo revela, ainda, uma diversidade de experiências de formação (formais, informais e não formais) que são tomadas como referência para fins de enfrentamento do choque da realidade, como também, para efeito da continuidade do processo de desenvolvimento profissional. Essas experiências de formação parecem conferir, inclusive, certo grau de resiliência e segurança quando os professores são confrontados com os desafios colocados pelo cotidiano escolar. Os achados da pesquisa sugerem que os programas de indução profissional voltados aos professores iniciantes devem se voltar, também, para as trajetórias de vida destes profissionais, de forma que possam tornar-se, ao mesmo tempo, sujeito e objeto de sua própria formação, com vistas a tornarem explícitas as possíveis sobreposições entre o “Eu profissional” e o “Eu pessoal”.
Subject: Educação
Professores - Formação
Professores de educação física - Formação
Professores de educação física - Narrativas pessoais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54069
Issue Date: 22-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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