Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54073
Type: Tese
Title: O malocorpo do ator: diálogos entre porcessos de atuação e saberes de povos ameríndios
Authors: Alberto da Cunha e Silva Neto
First Advisor: Fernando Antonio Mencarelli
First Co-advisor: Ernani de Castro Maletta
First Referee: Wladilene de Sousa Lima
Second Referee: João de Jesus Paes Loureiro
Third Referee: José Afonso Medeiros Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Tatiana da Motta Lima Ramos
Abstract: Esta tese apresenta noções de malocorpo do ator, quando em estado de atuação cênica, a partir do silogismo criado pela junção das palavras maloca e corpo. O termo é oriundo de estudos na área da antropologia e corresponde à habilidade dos xamãs da etnia Marubo em convidar outros seres (não apenas humanos) para habitá-los durante seus rituais xamânicos. A pesquisa foi desenvolvida buscando estabelecer diálogos entre processos de atuação e saberes de povos ameríndios. O resultado foi uma escrita organizada em duas partes. Na primeira, o estudo se estende através de espetáculos protagonizados pelo ator e pedagogo paraense Cacá Carvalho, entre 1978 e 2018, quando o malocorpo do ator é identificado e compreendido como um princípio recorrente nessas escrituras cênicas pessoais elaboradas por este ator. Na segunda, o estudo se detém especificamente sobre o processo de atuação do ator paraense Claudio Barros no espetáculo-cerimônia Pachiculimba (2017), uma criação do grupo paraense Usina, com direção deste pesquisador e coatuação de Cláudio Melo. Nesse caso, o objetivo é o de reconhecer novas configurações de malocorpo neste processo, a partir da herança sobre atuação transmitida por Cacá para esses criadores, durante encontros artístico-pedagógicos realizados em Belém do Pará, desde 1987. Os referenciais teórico-filosóficos de primeira grandeza convocados para subsidiar esses diálogos abrangem as teorias da cena (com ênfase na atuação cênica como ato de conhecimento, segundo Jerzy Grotowski, e na dimensão ontológica do fazer teatral, de acordo com Jorge Dubatti; uma teia conceitual da Filosofia da Diferença, dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari (rizoma, devir, virtualidade, imagem-tempo); outra teia conceitual com base na corrente antropológica do perspectivismo ameríndio, sobretudo a partir de estudos dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro, Pedro Cesarino, Carlos Fausto e Els Lagrou (predação, peitopensar, encorporação, malocorpo). Como principal resultado, esta pesquisa aponta a configuração de novas teatralidades ao compreender os processos de atuação cênica menos como ato de tornar-se algo ou alguém a ser alcançado pelo ator e mais pela habilidade deste de estar com outros em si, a fim de criar um campo virtual de multiplicidades quando em ato poético. Nesse sentido, esta tese pretende contribuir para os estudos sobre atuação ao apresentar concepções de leitura para a arte de ator, fundamentadas em ontologias oriundas das culturas de povos primitivos das Américas.
Abstract: This thesis presents notions of the actor's malocorpo, when in a state of scenic performance, from the syllogism created by the junction of the words maloca and body. The term comes from studies in the field of anthropology and corresponds to the ability of Marubo shamans to invite other beings (not only humans) to inhabit them during their shamanic rituals. The research was developed seeking to establish dialogues between processes of action and knowledge from Amerindian peoples. The result was a writing organized in two parts. In the first, the study extends through shows performed by Pará actor and pedagogue Cacá Carvalho, between 1978 and 2018, when the actor's malibody is identified and understood as a recurring principle in these personal scenic writings elaborated by him. In the second, the study focuses specifically on the process of acting about Pará actor Claudio Barros in the ceremonyshow Pachiculimba (2017), a creation of Pará Usina group, directed by this researcher and coordinated by Cláudio Melo. In this case, the objective is to recognize new configurations of malibody in this process, based on Cacá's inheritance of acting to these creators, during artistic-pedagogical meetings held in Belém do Pará, since 1987. The first theoretical-philosophical references that support these dialogues encompasses the theories of the scene (with an emphasis on scenic acting as an act of knowledge, according to Jerzy Grotowski, and the ontological dimension of theatrical doing, according to Jorge Dubatti; a conceptual web of philosophers' Difference Philosophy). Gilles Deleuze and Félix Guattari (rhizome, becoming, virtuality, image-time), another conceptual web based on the anthropological current of Amerindian perspectivism, mainly from the studies of anthropologists Eduardo Viveiros de Castro, Pedro Cesarino, Carlos Fausto and Els Lagrou (predation, breast, malocorpo) As a result, this research configuration of new theatricalities by understanding the acting processes less as an act of becoming something or someone to be achieved by the actor and more for the action poetic. In this sense, this thesis intends to contribute to acting studies by presenting reading conceptions for actor art, based on ontologies derived from the cultures of primitive peoples of the Americas.
Subject: Teatro - Pará
Representação teatral
Índios - Ritos e costumes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54073
Issue Date: 8-Feb-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Alberto da Cunha e Silva Neto DINTER UFMG-UFPA.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons