Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54084
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
Autor(es): Alice Eduarda Pereira dos Santos
primer Tutor: Déborah Ebert Fontes
Resumen: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento, geralmente associado à deficiências em funções relacionadas à coordenação e ao equilíbrio, além de limitações associadas à mobilidade e dificuldade no planejamento e na organização dos movimentos. Baixa interação social e problemas de comportamento também são características frequentemente encontradas. Esses fatores somados podem resultar em níveis reduzidos de exercício físico e consequentemente um estilo de vida mais sedentário. Sabendo-se da importância do exercício físico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura que busca identificar os efeitos do exercício físico na atividade e participação de crianças e adolescentes com TEA. Foi realizada uma busca nas principais bases de dados, combinando termos relacionados à autismo, exercício físico, atividade e participação. Dos 471 artigos encontrados, 12 foram selecionados para o estudo. Os resultados demonstraram que o exercício físico traz benefícios para desfechos relacionados à atividade, como mobilidade, atividades cognitivas e comunicação, à participação, contemplando a participação escolar e relações interpessoais, além de serem observados também efeitos positivos em estrutura e função do corpo.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder generally associated with impairments in functions related to coordination and balance, in addition to limitations associated with mobility and difficulty in planning and organizing movements. Poor social interaction and behavior problems are also frequent. These factors combined may result in reduced levels of physical exercise and consequently a more sedentary lifestyle. Knowing the importance of physical exercise for the development of children and adolescents, the present study aimed to conduct a literature review that seeks to identify the effects of physical exercise on the activity and participation of children and adolescents with ASD. A search was conducted in the main databases, combining terms related to autism, physical exercise, activity, and participation.471 articles were found and 12 were selected for the study. The results showed that physical exercise brings benefits to activityrelated outcomes, such as mobility, cognitive activities, and communication; to participation, including school participation and interpersonal relationships; and positive effects on body structure and function were also observed.
Asunto: Autismo
Crianças
Adolescentes
Exercícios físicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54084
Fecha del documento: 2-dic-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Alice Santos.pdf614.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.