Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54085
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Working abroad (material didático para o ensino de inglês)
Autor(es): Vitor Almeida Fraga
Primeiro Orientador: Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Primeiro membro da banca : Luciana de Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Valdeni da Silva Reis
Resumo: This work is aimed at presenting a textbook for teaching English as a foreign language to adult learners who are in a pre-intermediate level (B1, according to CEFR – Common European Framework of Reference for Languages), and, more specifically, to those who need or take an interest in business English. The material is divided into two units, which were designed to be taught in sequence. The first unit, named Finding a Job, has as its starting point the process through which a student would need to go in order to find a job opportunity abroad. As for the second unit, it is focused on the demands that the learner will have should they be willing to develop themselves as a professional in the international job market. Both units include activities which were developed with a view to improving all students’ language skills – reading, listening, writing, and speaking – as well as specific exercises for them to feel comfortable in situations such as job interviews, project presentations, and formal email writing. It is also important to highlight that each unit is accompanied by a teacher’s guide, in which it is possible to find instructions for a better development and exploration of the exercises in class. Finally, it must be underlined that all proposed exercises are rooted in a thorough literature review, as it can be seen in the rationale, which is at the end of this work.
Abstract: Este trabalho tem como proposta apresentar um material didático para o ensino de inglês como língua estrangeira para alunos adultos que estejam em um nível pré-intermediário de inglês (B1, de acordo com o CEFR – Common European Framework of Reference for Languages) e, de maneira mais específica, que necessitam ou se interessem por inglês para negócios. O material está dividido em duas unidades, que foram pensadas para serem trabalhadas em sequência. A primeira unidade, intitulada Finding a Job, tem como ponto de partida o processo em que o aluno precisaria passar para encontrar uma oportunidade de trabalho fora do Brasil. Já a segunda unidade é focada nas demandas que o estudante terá para que ele se desenvolva como profissional no mercado de trabalho internacional. Ambas as unidades contam com atividades desenvolvidas para o aperfeiçoamento de todas as habilidades linguísticas – leitura, escuta, escrita e fala –, além de exercícios específicos para que o aluno se sinta confortável em situações como entrevistas de emprego, apresentações de projetos e envio de emails formais. Ressalta-se ainda que cada uma das unidades é acompanhada por um guia do professor, no qual é possível encontrar orientações para que as atividades sejam melhor desenvolvidas e exploradas em sala de aula. Por fim, destaca-se que todos os exercícios propostos foram pensados com base em fontes bibliográficas sólidas, conforme está exposto no rationale, que se encontra ao final deste trabalho.
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54085
Data do documento: 9-Fev-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Working Abroad (Material Didático para o Ensino de Inglês).pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.