Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54147
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Transtornos psicossomáticos e síndrome de pânico : uma escuta psicanalítica das manifestações atuais do sofrimento psíquico
Autor(es): Gean Paula Rocha de Carvalho
Primeiro Orientador: Riva Satovschi Schwartzman
Resumo: Neste estudo os transtornos psicossomáticos e a síndrome de pânico são investigados como manifestações atuais do sofrimento psíquico, seja a partir da leitura da obra freudiana, como pelas contribuições de autores pós-freudianos. O ponto de partida é o conceito de neurose atual descrito por Freud no artigo “A sexualidade na etiologia das neuroses”, de 1898. Tanto a neurose atual quanto os transtornos psicossomáticos apresentariam uma sintomatologia funcional e um quadro de angústia difusa. Nesse sentido, pode-se pensar o transtorno psicossomático como uma manifestação decorrente da impossibilidade de descarga das excitações e da angústia, assim como um processo psicopatológico caracterizado pela dificuldade, por parte do paciente, em simbolizar. O presente trabalho diferencia os transtornos psicossomáticos da síndrome de pânico, tendo em vista que, nesta última, as conseqüências físicas não são danosas. Relaciona os distúrbios psicossomáticos e a síndrome de pânico, trabalhando a distinção entre neurose e não-neurose. Trabalha ainda algumas considerações acerca dos transtornos psicossomáticos, da síndrome de pânico e do processo de maternagem. A síndrome de pânico será abordada como sendo uma manifestação corporal decorrente de uma insuficiência psíquica, assim como os transtornos psicossomáticos. O conceito de desamparo é apresentado tanto no âmbito da teoria freudiana, quanto a partir da psicanálise contemporânea. Este é um conceito fundamental para refletir sobre as manifestações atuais do sofrimento psíquico. Serão apresentadas algumas ilustrações clínicas no intuito de pensar a clínica das manifestações atuais do sofrimento psíquico. Por fim, considerando todo o percurso traçado, trabalha a psicopatologia como uma teorização mediadora, como um elemento organizador de inteligibilidade da escuta na clínica psicanalítica.
Assunto: Distúrbios de pânico
Psicologia clinica
Desamparo (Psicologia)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54147
Data do documento: 17-Set-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Teoria Psicanalítica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA Gean Paula.pdf238.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.