Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54164
Type: Monografia (especialização)
Title: Professor de língua portuguesa: divulgador científico por meio do campo jornalístico-midiático
Authors: Teresa Pricila Pereira Sanches
First Advisor: Jairo Venício Carvalhais Oliveira
First Referee: Luciano Magnoni Tocaia
Second Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Abstract: A divulgação da ciência para públicos não cientistas ganhou espaço com o aumento do nível de escolarização, especialmente após o surgimento da imprensa, no século XV. Desde então, jornais e revistas desempenham papel fundamental na popularização da ciência e tecnologia, e esse papel tem ganhado certo protagonismo com o advento das mídias digitais, sobretudo quando se intenciona atingir o público jovem. Neste contexto, cabe a questão que orientou este trabalho: qual lugar ocupa o professor de língua portuguesa na interface entre divulgação científica, alfabetização plena e formação de leitores, em consonância com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Para investigar essa questão, serviu-nos de base teórica a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1981) e a Teoria Semiolínguística – análise do discurso (CHARAUDEAU, 1983). Trata-se de uma pesquisa documental (que retrata um determinado momento da sociedade e do ensino) e de análise qualitativa-interpretativa das representações sociais da ciência feitas pelos professores de várias regiões brasileiras – alunos do curso de Especialização em Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e de Produção de Textos, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em linhas gerais, observa-se que os professores criaram uma representação de divulgação científica como atribuição exclusiva da mídia e de colegas que ministram a disciplina ciências. Eles afirmaram desconhecer a proposta da BNCC de considerar o jornalismo-midiático como um dos cinco campos de atuação na área de Linguagens. Apesar de utilizarem, frequentemente, notícias e reportagens nas suas aulas, os professores reconheceram que é necessário motivar os alunos trabalhando com temas de interesse da juventude relacionados à ciência e tecnologia e com textos multissemióticos. Com base nesses apontamentos, há de se reconhecer a importância de propiciar aos professores oportunidades de conhecer melhor o texto da BNCC para que o campo jornalístico-midiático, que tem como uma das especialidades o jornalismo científico, seja um importante instrumental para a formação de leitores e produtores de textos sobre ciência nas escolas de educação básica.
Abstract: The popularization of science for non-scientific audiences has gained traction with the increase in education levels, particularly after the emergence of the press in the 15th century. Since then, newspapers and magazines have played a fundamental role in popularizing science and technology, and this role has gained certain prominence with the advent of digital media, especially when targeting young audiences. In this context, the question that guided this work arises: what role does the Portuguese language teacher play in the interface between scientific communication, full literacy, and reader formation, in line with the proposal of the National Common Core Curriculum (BNCC)? To investigate this question, we relied on the theoretical basis of Social Representations Theory (MOSCOVICI, 1981) and Semiolinguistics – discourse analysis (CHARAUDEAU, 1983). This is a documentary research (which portrays a specific moment in society and education) and a qualitative-interpretive analysis of the social representations of science made by teachers from various regions of Brazil – students of the Specialization Course in Reading Teaching Theories and Practices and Text Production at the Federal University of Minas Gerais. In general terms, it is observed that the teachers have created a representation of scientific communication as an exclusive responsibility of the media and colleagues who teach the subject of science. They stated being unaware of the BNCC proposal to consider media journalism as one of the five fields of action in the Language area. Although they frequently use news and reports in their classes, the teachers acknowledged the need to motivate students by working with topics of youth interest related to science and technology, as well as with multisemiotic texts. Based on these findings, it is important to recognize the significance of providing teachers with opportunities to better understand the BNCC text, so that the field of media journalism, which includes scientific journalism as one of its specialties, becomes an important tool for the formation of readers and text producers about science in basic education schools.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54164
Issue Date: 28-Feb-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia final para repositório.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.