Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54176
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fazendo e desfazendo gênero: o contexto do trabalho das drag queens de Belo Horizonte
Autor(es): Henrique Luiz Caproni Neto
Eloísio Moulin de Souza
Rafael Diogo Pereira
Resumen: Introdução O artigo aborda um labor pouco investigado nos estudos organizacionais que é o de drags queens. Há só dois artigos sobre elas no Brasil, mas não são da área organizacional. Chidiac e Oltramari (2004, p. 472) dizem que elas “fazem uma explícita manifestação do gênero feminino em suas personagens, mas no cotidiano mantêm-se masculino". Concordarmos que elas emergem no trabalho, mas vemos os argumentos sobre gênero de Chidiac e Oltramari (2004) como restritivos, pois apesar de reconhecer a fluidez de gênero, não as abordam em uma ótica transgender, reforçando o binário essencialista de gênero. Problema de Pesquisa e Objetivo Buscamos analisar o fazer e desfazer gênero nas narrativas de drag queens dentro do contexto de sua atividade laboral. Visamos entender como podem problematizar o gênero, mesmo que de modo não deliberado, perturbando ou resguardando o binarismo de gênero, desafiando ou perpetuando as normas de gênero. Compreendemos que o gênero em uma perspectiva queer, com fundamento em Butler, pode ser uma abordagem crítica e inovadora nos estudos organizacionais brasileiros. Entendendo as organizações como processo de organizar, o que é coerente com Butler que associa o gênero com organizing e disorganizing Fundamentação Teórica Problematizamos o conceito de gênero, relacionando a abordagem de gênero queer com aspectos de transgêneros, logo gênero é norma, prática, posição identitária e discursiva. Discutimos sobre o conceito de fazer e desfazer gênero, conceito fundamental para análise dos dados produzidos. Assim, fazer gênero diz respeito às performances que se conformam às normas de gênero reproduzindo o binário e a heteronormatividade, enquanto desfazer gênero se refere às performances que borram, transgridem e problematizam o binarismo de gênero e a heteronormatividade. Metodologia Fizemos uma pesquisa qualitativa com o aporte de narrativas biográficas em que solicitamos a dez drags de Belo Horizonte que constassem suas histórias de vida. Para a análise das narrativas, buscamos inspiração na análise crítica do discurso. Fairclough (2008) considera que qualquer discurso é tanto um texto, uma prática discursiva e uma prática social: "os textos apresentam resultados variáveis de natureza extra-discursiva, como também discursiva." (FAIRCLOUGH, 2008, p. 108). Ressaltamos que a prática discursiva, a social e as relações de poder são as dimensões relevantes para esta análise. Análise dos Resultados A sessão fazendo e desfazendo gênero analisa os dados e sua relação ao fazer e desfazer gênero no trabalho artístico das drags. Assim, tratamos do corpo, da paródia e de recursos em suas performances. A sessão diferenciando identidades no fazer e desfazer gênero mostra que o sujeito que exerce a atividade laboral de drag precisa constantemente negociar o gênero a ser performado de acordo com o espaço social que ocupa. A drag não é performada em espaços que não sejam os de performance. Quando as artistas saem deste espaço são compelidos a exercer outras identidades de gênero pela heteronorma. Conclusão No palco, na boate, espaços em que seus trabalhos é fazer e desfazer o gênero, a drag habita esses sujeitos como forma de exaltação do trabalho artístico. As práticas performativas de drags são mecanismos de resistência, de agência frente ao mundo organizado, para contestar a heteronormatividade e o binário de gênero tanto na sociedade como nas organizações. A paródia de gênero subversiva é como um rompimento da polarização masculino-feminino de modo a mostrar seu caráter fantasístico e de deslocar a norma, como parte relevante de uma política feminista. Referências Bibliográficas BUTLER, J. Bodies that matter: on the discursive limits of "sex". Routledge: New York, 1993. BUTLER, J. Undoing Gender. Routledge: New York, 2004. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008. PULLEN, A.; KNIGHTS, D. ‘Undoing Gender: Organizing and Disorganizing Performance’, Gender, Work and Organization, London, v. 14, n. 6, p. 505 - 511, 2007. THANEM, T.; WALLENBERG, L. Just doing gender? Transvestism and the power of undoing gender in the everyday of life and Work. Organization, London, v. s., n. s., p. 1 - 22, 2014
Asunto: Personificações femininas
Trabalho
Administração de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54176
Fecha del documento: nov-2018
metadata.dc.url.externa: http://login.semead.com.br/21semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=94
metadata.dc.relation.ispartof: Seminários em Administração - SEMEAD
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
FAZENDO E DESFAZENDO GÊNERO.pdf183.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.