Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54190
Type: Artigo de Evento
Title: As relações pedagógicas de duas professoras da educação básica nas aulas de termoquímica
Authors: Júlia Campos Freitas
Ariane Suelen Freitas Silva
Ana Luiza de Quadros
Eduardo Fleury Mortimer
Abstract: O Componente Curricular de Química para educação básica, estabelecido pela BNCC, contempla Unidades de Conhecimento (UC) que reúne vários temas. Percebemos que a divisão do conhecimento em UCs e temas exige do professor um trabalho pedagógico de estabelecer relações entre os vários conceitos do currículo. Nesse trabalho nos baseamos em Scott, Mortimer e Ametller (2011) para identificar como duas professoras de ensino médio estabelecem relações pedagógicas para apoiar a construção do conhecimento e para promover a continuidade. Esse movimento entre os conceitos e dar sentido ao que é ensinado. Percebemos que as relações que apoiam a construção do conhecimento podem estar ligadas a área do conhecimento que pertence os conteúdos trabalhados e que as relações de continuidade dependem da percepção do professor sobre como a disciplina que ministra se encaixa no currículo como um todo e da sua percepção sobre a importância de fazer essas relações.
Subject: Química (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Química - Formação de Professores
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Termoquímica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54190
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1686-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Ensino de Química
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.