Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54223
Type: Monografia (especialização)
Title: O processo de tomada de decisão como um ato coletivo
Authors: Hermelinda Aparecida de Oliveira
First Advisor: Anderson Ribeiro
Abstract: O presente estudo buscou realizar uma análise crítica sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP da Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas, do município de Nova Serrana/MG. Como objetivo geral verificou-se as concepções a respeito do processo de tomada de decisão contidas no PPP e se atualmente tal processo tem sido encaminhado para um ato coletivo. Utilizou-se a revisão bibliográfica e a pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. O processo de tomada de decisão visto sob uma ótica do coletivo é mais adequado para a gestão das escolas dos tempos atuais, tendo em vista que oferece ao gestor a possibilidade de um maior conhecimento sobre as necessidades de cada segmento da escola e da comunidade escolar como um todo. Os resultados mostraram que atualmente, na escola pesquisada, o processo de tomada de decisão, conforme é abordado no PPP, tem sido direcionado para uma gestão participativa de todos os segmentos escolares. Por sua vez, as considerações que podem ser feitas sobre o assunto, retiradas da análise bibliográfica, mostram que o gestor escolar tem o papel de mobilização da participação a comunidade no processo de tomada de decisão.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54223
Issue Date: 16-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HERMELINDA APARECIDA-E.pdf329.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons