Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54257
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Um estudo sobre a formação do bibliotecário e a prática no serviço de referência |
Other Titles: | A study on librarian training and practice in the reference service |
Authors: | Gracirlei Maria de Carvalho Lima |
Abstract: | O artigo apresenta um estudo sobre o currículo de biblioteconomia, com foco no serviço de referência, e prática do profissional do citado serviço. O objetivo é o de compreender qual é a influência do currículo de biblioteconomia na prática cotidiana do bibliotecário de referência, de forma a verificar como se dá tal prática profissional frente ao aprendizado teórico da graduação em biblioteconomia. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada em profundidade com oito bibliotecários de bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas, que atuam no setor de referência. Adotou-se, ainda, a observação dos participantes no próprio local de trabalho. Os resultados apontaram que as disciplinas cursadas na graduação têm pouca influência na prática, e há outros fatores considerados importantes, como os estágios e a experiência da prática diária. Contudo, com a observação, verificou-se que teorias são aplicadas à prática, o que é notável por meio do atendimento diferenciado e mais qualificado do bibliotecário de referência. |
Abstract: | The article presents a study on the librarianshipcurriculum, with a focus on the reference service, and the practice of the professional of that service. The objective is to understand the influence of the librarianship curriculum in the daily practice of the reference librarian, in order to verify how such professional practice takes place in relation to the theoretical learning of the librarianship graduation. Therefore, we opted for a qualitative research, in which an in-depth semi-structured interview was conducted with eight librarians from public, school, university and specialized libraries, who work in the reference sector. It was also adopted the observation of participants in the workplace. The results showed that the subjects taken at the undergraduate level have little influence on practice, and there are other factors considered important, such as internships and experience of daily practice. However, with observation, it was found that theories are applied to practice, which is remarkable through the differentiated and more qualified service of the reference librarian. |
Subject: | Bibliotecas - Serviço de referência Biblioteconomia - Ensino Biblioteconomia - Prática Bibliotecários - Formação profissional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54257 |
Issue Date: | 31-Dec-2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/61372 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Biblionline |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Um estudo sobre a formação do bibliotecário e a prática no serviço de referência.pdf | 227.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.