Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54263
Type: Artigo de Periódico
Title: Representação de imagens científicas para a divulgação científica
Other Titles: Representation of scientific images for scientific dissemination
Authors: Adriana Aparecida Lemos Torres
Leonardo Chalub
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Abstract: Este artigo discute a representação de imagens científicas, focando sua análise na divulgação científica, no contexto da democratização do conhecimento gerado nas universidades. Essa questão evidencia o problema que se refere ao desafio para governantes e comunidade científica em tornar o conteúdo e resultados das investigações compreensíveis ao público não especialista. Parte-se do pressuposto que a representação deve ser adequada ao contexto de uso e ao público, e que deve vir acompanhada de descrições textuais sobre o conteúdo, seja na forma de resumo, legenda ou palavras-chave. Tem como objetivo caracterizar as imagens científicas e apresentar o exemplo do Projeto Imagens do Conhecimento, criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como ação de Extensão. A metodologia tem objetivos exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e natureza básica, e utilizou o método da revisão narrativa de coleta de dados. Durante a análise dos dados é feita uma reflexão acerca da prática profissional no Projeto em relação à teoria sobre representação de imagens. Os resultados trazem uma proposta de metodologia para a representação da informação contida em imagens científicas, levando-se em consideração dois contextos: a) da pesquisa e comunicação científica, e b) uso na divulgação científica. Conclui-se que a imagem científica tem potencial para facilitar a divulgação científica.
Abstract: This article discusses the representation of scientific images, focusing its analysis on scientific dissemination, in the context of the democratization of knowledge generated in universities. This issue highlights the challenge for governments and the scientific community to make the content and results of research understandable to the non-specialist public. It starts from the assumption that the representation must be adequate to the context of use and to the audience, and that it must be accompanied by textual descriptions of the content, either in the form of abstract, subtitles, or key words. It aims to characterize scientific images and present the example of the Images of Knowledge Project, created in the Federal University of Minas Gerais (UFMG) as an Extension action. The methodology has exploratory and descriptive objectives, with a qualitative approach and basic nature, and used the narrative review method of data collection. During the data analysis, a reflection was made about the professional practice in the Project in relation to the theory about image representation. The results bring a proposed methodology for the representation of information contained in scientific images, taking into consideration two contexts: a) research and scientific communication, and b) use in scientific dissemination. It is concluded that scientific images have the potential to facilitate scientific dissemination.
Subject: Ciência da Informação
Imagem
Divulgação científica
Descritores
Palavras-chave
Resumos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA
FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37265
URI: http://hdl.handle.net/1843/54263
Issue Date: 4-Dec-2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37265
metadata.dc.relation.ispartof: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Representação de imagens científicas para a divulgação científica.pdf586.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.