Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Grazielle Mariano Batista Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Fidalgopt_BR
dc.creatorDenir Ferreira de Paulapt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T13:16:20Z-
dc.date.available2023-06-01T13:16:20Z-
dc.date.issued2013-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54289-
dc.description.resumoO desejo de oferecer uma educação de qualidade é visto claramente no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Antônio Prado, cujos saberes são voltados para a formação crítica e política de seus alunos (PPP anexo). A organização da rotina escolar, suas potencialidades e limitações tanto no âmbito físico, material e humano, são mostradas de forma real no PPP, onde o ensino é visto como instrumento de estudo para a escola realizar, principalmente no fazer pedagógico, com mais precisão, levando-se em conta o contexto em que o aluno está inserido, cumprindo assim o seu papel na socialização do conhecimento. Partindo desta análise, verificou-se a necessidade de se entender “a formação do aluno no exercício da gestão escolar democrática”. As grandes transformações hoje são evidentes na sociedade em que vivemos. Todo o contexto social, político e econômico contribui para que a gestão escolar se volte para um olhar democrático e atualizado, de forma que sua clientela seja atendida dentro dos parâmetros que essa sociedade exige. A escola tem a proposta de fazer com que o aluno seja capaz de atuar na sociedade e de transformá-la com o conceito de valores éticos e sociais que venham a contribuir com o respeito e justiça social. Mostrar a importância do ensino como requisito de qualidade no exercício da gestão escolar democrática, propiciando o desenvolvimento da cidadania é o que este Trabalho pretende. Somente o ensino de qualidade que visa a formação do aluno numa gestão escolar democrática, irá possibilitar este aluno a ser um cidadão consciente e eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.titleA formação do aluno no exercício da gestão escolar democráticapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENIR FERREIRA DE PAULA-E.pdf292.12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons