Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Grazielle Mariano Batista Maia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernando Fidalgo | pt_BR |
dc.creator | Denir Ferreira de Paula | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T13:16:20Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T13:16:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54289 | - |
dc.description.resumo | O desejo de oferecer uma educação de qualidade é visto claramente no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Antônio Prado, cujos saberes são voltados para a formação crítica e política de seus alunos (PPP anexo). A organização da rotina escolar, suas potencialidades e limitações tanto no âmbito físico, material e humano, são mostradas de forma real no PPP, onde o ensino é visto como instrumento de estudo para a escola realizar, principalmente no fazer pedagógico, com mais precisão, levando-se em conta o contexto em que o aluno está inserido, cumprindo assim o seu papel na socialização do conhecimento. Partindo desta análise, verificou-se a necessidade de se entender “a formação do aluno no exercício da gestão escolar democrática”. As grandes transformações hoje são evidentes na sociedade em que vivemos. Todo o contexto social, político e econômico contribui para que a gestão escolar se volte para um olhar democrático e atualizado, de forma que sua clientela seja atendida dentro dos parâmetros que essa sociedade exige. A escola tem a proposta de fazer com que o aluno seja capaz de atuar na sociedade e de transformá-la com o conceito de valores éticos e sociais que venham a contribuir com o respeito e justiça social. Mostrar a importância do ensino como requisito de qualidade no exercício da gestão escolar democrática, propiciando o desenvolvimento da cidadania é o que este Trabalho pretende. Somente o ensino de qualidade que visa a formação do aluno numa gestão escolar democrática, irá possibilitar este aluno a ser um cidadão consciente e eficaz. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.title | A formação do aluno no exercício da gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DENIR FERREIRA DE PAULA-E.pdf | 292.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License