Memória autobiográfica e a formação docente: uma revisão narrativa das publicações do contexto da Educação de Jovens e Adultos em um ambiente de privação de liberdade.

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Monografia de especialização

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Entender sobre os mecanismos neurais da memória durante processo de aprendizagem é uma das competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática de ensino significativa. Os saberes neurocientiíficos e pedagógicos constituem -se de conhecimentos que estimulam a reflexividade do docente. Valorizar as memórias autobiográficas dos sujeitos da EJA em privação de liberdade poderá ser uma das alternativas de validação da inclusão. O presente estudo destina-se propor novas reflexões sobre o processo de formação docente, ou seja, formação com o enfoque biopsicossocial de professores que atuam em um ambiente de privação de liberdade. Foi realizado uma revisão de literatura do campo neurocientífico e pedagógico. Tendo como resultado, constatamos uma necessidade de uma formação mais especifica para os docentes que atuam neste ambiente marcado pela exclusão social. Contudo, há uma carência de estudos desta temática, como também, a necessidade do repensar das práticas em relação as metodologias de ensino para esse público específico. Palavras chaves: Memória autobiográfica, Didática, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

Understanding the neural mechanisms of memory during the learning process is one of the necessary skills for the development of a meaningful teaching practice. Neuroscientific and pedagogical knowledge consists of knowledge that stimulates the teacher's reflexivity. Valuing the autobiographical memories of EJA subjects in deprivation of freedom may be one of the alternatives for validating inclusion. This study aims to propose new reflections on the process of teacher education, that is, training with a biopsychosocial focus on teachers who work in an environment of deprivation of liberty. A neuroscientific and pedagogical literature review was carried out. As a result, we see a need for more specific training for teachers who work in this environment marked by social exclusion. However, there is a lack of studies on this theme, as well as the need to rethink practices in relation to teaching methodologies for this specific public.

Assunto

Educação de jovens e adultos - EJA, Autobiografia, Aprendizagem, Didática

Palavras-chave

Memória autobiográfica, Formação de Professores

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