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dc.contributor.advisor1Nayara Santos Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2126225861045231pt_BR
dc.contributor.referee1Nayara Santos Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Eleonora Espositopt_BR
dc.contributor.referee3Erica de Matos Reis Ferreirapt_BR
dc.creatorSamantha Lucilia Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T18:35:35Z-
dc.date.available2023-06-01T18:35:35Z-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54320-
dc.description.abstractIntroduction: Of multifactorial etiology, low back pain can be defined as a pain that is found in the region between the last rib and the gluteal fold, and may or may not follow a referral path to the lower limbs. With a great social impact, low back pain can generate the need to be away, including from the workplace due to social isolation and from any activities that can reproduce the pain, and which can also include simple day-today activities, resulting in a great disability. functional. Among the active strategies during the treatment of low back pain, and with the role that physiotherapy plays, needing to use a complete approach of practical and scientific knowledge. Education in Neuroscience of pain is a strategic educational approach that favors information in order to educate the patient's behavior and coping with low back pain. Obtaining great improvements when associated with exercises. Purpose: The main purpose of thisstudy was to carry out a broad review of articles that demonstrate the effect of pain neuroscience education (NPS) on pain, disability and functionality in patients with persistent low back pain. Methodology: This is a narrative review of the literature. Searches were carried out in the PubMed and PEDro databases. The inclusion criteria were: randomized clinical trials published from 2017 to November 2022, which addressed NDT associated with exercises, in English and Portuguese. Results: The searches resulted in 19 articles in the PubMed database and 3 articles in the PEDro database, totaling 22 articles. Applying inclusion and exclusion criteria and excluding duplicate articles, five publications were selected for the final sample. Conclusion: Pain neuroscience education, when combined with other forms of interventions such as motor control and stabilization exercises, can bring good results in the treatment of pain and disability in individuals with chronic low back pain when compared to exercises in isolated forms, proven in the four selected studies. However, more studies are needed to explore the intervention time, form of application and the frequency with which the NDT is applied.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: De etiologia multifatorial, a dor lombar pode ser definida como uma dor que se encontra na região entre a última costela e a prega glútea, podendo seguir trajeto de referimento para os membros inferiores ou não. De grande impacto social, a dor lombar pode gerar a necessidade de afastamento, incluindo do local de trabalho pelo isolamento social e de quaisquer atividades que possam reproduzir a dor, e que podem abranger também atividades simples do dia a dia, resultando em uma grande incapacidade funcional. Dentre as estratégias ativas durante o tratamento da dor lombar, e com o papel que a fisioterapia exerce precisando utilizar uma abordagem completa de conhecimento prático e científico. A educação em Neurociência da dor é uma abordagem estratégica educacional que favorece a informação a fim de educar o comportamento e o enfrentamento do paciente diante a dor lombar. Obtendo grandes melhoras quando esta associada a exercícios. Objetivo: O objetivo principal do presente estudo foi realizar uma revisão ampla de artigos que demonstrassem efeito da educação em neurociência à dor (END) na dor, incapacidade e funcionalidade em pacientes com dor lombar persistente. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e PEDro. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos randomizados publicados no período de 2017 a Novembro de 2022, que abordassem END associada a exercícios, nos idioma inglês e português. Resultados: As buscas resultaram em 19 artigos na base de dados da PubMed e 3 artigos na base de dados PEDro, totalizando 22 artigos. Aplicando os critérios de inclusão, exclusão e excluindo-se os artigos duplicados, cinco publicações foram selecionadas para a amostra final. Conclusão: A educação em neurociência da dor quando combinada com outras formas de intervenções como exercícios de controle motor e estabilização, podem trazer bons resultados no tratamento da dor e incapacidade em indivíduos com dor lombar crônica quando comparada com exercícios de formas isoladas, comprovada nos quatro estudos selecionados. Entretanto é preciso mais estudos que explorem o tempo de intervenção, forma de aplicação e a frequência que a END é aplicada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociência da dorpt_BR
dc.subjectLombalgiapt_BR
dc.subjectdor lombarpt_BR
dc.subjectExerciciospt_BR
dc.subjectDor crônicapt_BR
dc.subjectEducação em dorpt_BR
dc.subject.otherDorpt_BR
dc.subject.otherDor lombarpt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherFisioterapiapt_BR
dc.titleEfeito do exercício mais educação em neurociência da dor na dor e funcionalidade em indivíduos com dor lombar persistentept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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