Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIara Guirãotononpt_BR
dc.creatorNayara Ribeiro Gomespt_BR
dc.creatorLetícia Caldas Teixeirapt_BR
dc.creatorAdriane Mesquita de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T19:38:18Z-
dc.date.available2023-06-01T19:38:18Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage7pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/2317-1782/20192018141pt_BR
dc.identifier.issn23171782pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54329-
dc.description.abstractPurpose: Describe the self-referred personal behavior profiles of university professors and verify the association of these profiles with the self-assessment of communicative aspects and vocal symptoms. Methods: Study conducted with 334 professors at a public university who responded to an online questionnaire regarding voice use in teaching practice. Personal behavior profile classification was the response variable, which was divided into four types: pragmatic, analytical, expressive and affable. Explanatory variables were vocal self-perception, vocal resources, and communicative aspects. Descriptive data analysis was performed with application of the Pearson’s Chi-squared and Fisher’s Exact tests. Results: University professors identified themselves more with the affable and expressive personal behavior profiles. Overall, professors presented good self-perception about vocal and communicative aspects, in addition to having reported few vocal symptoms. Profiles differed for some of the assessed variables, namely, pragmatic professors reported high speech velocity and sporadic eye contact;expressive professors demonstrated self-perception about their voice and strong voice intensity; those in the analytical profile self-reported negative perception about vocal quality, weak voice intensity, poor articulation and rapid speaking rate; the other professors mostly reported voice tiredness symptoms and difficulty projecting the voice. Conclusion: University professors identify themselves mostly with the affable and expressive profiles. Self-perception analysis of the personal behavior profile in university professors showed the influence of self-reported personality characteristics on communicative skills in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Descrever o perfil de comportamento pessoal autorreferido por professores universitários, e verificar a associação destes perfis com a autoavaliação dos aspectos comunicativos e sintomas vocais. Método: Estudo realizado com 334 professores de uma universidade pública que responderam um questionário online referente ao uso da voz na docência. A variável resposta foi a classificação do perfil de comportamento pessoal, identificado em quatro tipos: pragmático, analítico, expressivo e afável, e as variáveis explicativas foram: autopercepção vocal, recursos vocais e aspectos comunicativos. Foi realizada a análise descritiva dos dados, além dos testes Quiquadrado de Pearson e Exato de Fisher. Resultados: Os professores universitários se identificaram mais com os perfis de comportamento pessoal afável e expressivo. De forma geral, os docentes demonstraram boa autopercepção dos aspectos vocais e comunicativos, além de terem relatado poucos sintomas vocais. Os perfis se diferenciaram em algumas variáveis estudadas: o pragmático relatou velocidade de fala rápida e, às vezes, realizar contato de olhos; o expressivo demonstrou autopercepção positiva de sua voz e intensidade forte. Professores com perfil analítico autorreferiram percepção negativa da qualidade vocal, intensidade fraca, articulação ruim e velocidade de fala rápida e, entre os demais perfis, foi o que mais relatou sintomas de cansaço na voz e dificuldade para projetar a voz. Conclusão: Professores universitários se identificam predominantemente com os perfis afável e expressivo. A análise da autopercepção do perfil de comportamento pessoal em professores universitários mostra a influência das características da personalidade autorreferidas sobre as habilidades comunicativas em sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCoDAS-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectComunicação não verbalpt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherComunicação não verbalpt_BR
dc.subject.otherPersonalidadept_BR
dc.titlePerfil de comportamento pessoal autorreferido por professores universitários: associação com a autoavaliação comunicativa e vocalpt_BR
dc.title.alternativeSelf-referred personal behavior profile of university professors: association with communicative and vocal self-evaluationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.codas.periodikos.com.br/article/doipath/10.1590/2317-1782/20192018141pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8823-122Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.