Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54349
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudos de Televisão no Brasil: uma abordagem de autores/as e teorias
Título(s) alternativo(s): Television studies in Brazil: an authors and theories approach
Autor(es): Paula Guimarães Simões
Paulo Basílio
Clara Bontempo
Samuel Pereira
Vera Regina Veiga França
Ana Karina de Carvalho Oliveira
Laura Antônio Lima
Lucas Afonso Sepúlveda Alves
Lívia Moreira Barroso
Maria Lúcia de Almeida Afonso
Suzana Cunha Lopes
Maíra Lobato Bicalho Chagas Moura Campos
Resumen: O artigo tem por objetivo mapear autoras/es e teorias utilizados como referência por pesquisadoras/es da área de Televisão no Brasil. O corpus selecionado inclui 67 artigos da Compós durante o período de 2006 a 2015, coletados dos grupos de trabalho Fotografia, Cinema e vídeo; Mídia e entretenimento; Produção de sentido na mídia, além de Estudos de televisão. Essa incursão específica faz parte de uma pesquisa mais ampla que almeja identificar as teorias contemporâneas que dão base ao campo da Comunicação no país. A análise destaca dois eixos centrais nos estudos de TV: um primeiro que aponta para perspectivas teóricas centradas na linguagem, e um segundo, para abordagens preocupadas com a dimensão social da TV.
Abstract: The aim of this article is to identify authors and theories used as reference by researchers in the area of Television in Brazil. The selected corpus included 67 papers from Compós during ten years (2006-2015), collected from the Working Groups Photography, Cinema and Video; Media and entertainment; Production of meaning in the media and Television Studies. This specific incursion is part of a broader research that seeks to identify the contemporary theories that underlie the field of Communication studies in Brazil. The analysis highlights two central dimensions in TV studies: a first that points out to theoretical perspectives focused on language, and a second which refers to approaches concerned with the social dimension of TV
Asunto: Comunicação
Televisão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.28179
URI: http://hdl.handle.net/1843/54349
Fecha del documento: 28-ago-2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/28179
metadata.dc.relation.ispartof: Contemporânea
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Estudos de Televisão no Brasil_ uma abordagem de autores_as e teorias.pdf303.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.