Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54358
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensino a partir de temas: é favorecida a apropriação de conceitos científicos?
Other Titles: Teaching based on themes: is the appropriation of scientific concepts favoured?
Authors: André Correa Ferreira
Ana Luiza de Quadros
Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
Abstract: A melhoria da qualidade do ensino é um dos grandes desafios da atualidade. Embora envolva toda a sociedade, a pressão por essa melhoria é maior na sala de aula. Diante disso, o ensino de Química a partir de temas, considerando os pressupostos do movimento CTS, tem ganhado espaço dentre as tendências contemporâneas de ensino. Porém, quando se trata da aprendizagem dos estudantes, essa questão ainda é polêmica. Nesse trabalho, planejamos e desenvolvemos uma sequência didática envolvendo a qualidade do ar e analisamos a apropriação de conceitos científicos pelos estudantes. A partir da análise dos dados, percebemos que os estudantes usaram conceitos científicos para explicar uma situação proposta em uma avaliação escrita, mas poucas vezes fizeram uso desses conceitos em um debate oral sobre uma questão sociocientífica. Temos, portanto, indícios de que os estudantes não veem o debate como um momento de aprendizagem ou um momento de construir argumentos usando o conhecimento científico desenvolvido nas aulas.
Abstract: Improving the quality of teaching is one of the greatest challenges of our times. Though it involves the whole society, the pressure for this improvement is bigger in the classroom. Thus, context-based teaching, considering the STS movement, has made considerable progress among contemporary trends in Chemistry education. However, when it comes to student learning, this issue is still controversial. In this study, we planned and developed a didactic sequence focusing on ‘air quality’ and analyzed the students’ appropriation of scientific concepts. From the data analysis, we noticed that students used scientific concepts to explain a situation proposed during written evaluation, but rarely did they employ these concepts in an oral debate on a socio-scientific issue. It is our understanding that the students do not see the debate as a moment of learning, nor as a moment to conceive arguments using the scientific knowledge that was developed in the classroom.
Subject: Química (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Ar - Qualidade
Formação de Conceitos
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Proteção ambiental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4665
URI: http://hdl.handle.net/1843/54358
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4665
metadata.dc.relation.ispartof: Indagatio Didactica
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