Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJorge Santa Annapt_BR
dc.creatorCélia da Consolação Diaspt_BR
dc.creatorBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculanpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T22:13:35Z-
dc.date.available2023-06-01T22:13:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issueANCIBpt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.issn19835116pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54364-
dc.description.abstractThe Reference Service is a topic widely investigated in the specialized literature of Librarianship, whose studies include different approaches, both with theoretical and empirical bias. Most studies start from a practical analysis, considering work experiences and the procedures applied to evaluate the service, its resources, its use and user satisfaction. The scarcity of in-depth studies that present the bases or principles that underlie this service, with the intention of proposing its management, constitutes a gap not yet fully resolved by the literature. The objective of this study is to correlate the reference service with the concept of information mediation, fundamental in library activities, and with the Librarianship Laws, established by Ranganathan. The investigation explores and describes definitions, contextualizing the reference service as the representative element of mediation and correlating it with Ranganathian laws. The study is characterized as descriptive and qualitative, supported by a theoretical-conceptual investigation, conducted by content analysis. The results reveal that the reference service establishes close relationships both with the concept of mediation and with the Librarianship Laws, whose characteristics are: assistance provided in the search for information, interaction with the user, personal assistance, guidance, supply of information sources and user training. It is concluded that the reference service is based on principles that strengthen it, which justifies the value it has assumed for institutions, as it enables access, use and appropriation of information for the production of knowledge by society.pt_BR
dc.description.resumoO Serviço de Referência é um tema bastante investigado na literatura especializada de Biblioteconomia, cujos estudos contemplam abordagens diferenciadas, tanto com viés teórico quanto empírico. A maioria dos estudos parte de uma análise prática, considerando as experiências de trabalho e os procedimentos aplicados para avaliar o serviço, os seus recursos, sua utilização e a satisfação do usuário. A escassez de estudos profundos que apresentem as bases ou princípios que fundamentam esse serviço, com a intenção de propor o seu gerenciamento constitui uma lacuna ainda não totalmente resolvida pela literatura. O objetivo deste estudo é correlacionar o serviço de referência com o conceito de mediação da informação, conceito esse basilar nas atividades biblioteconômicas, e com as Leis da Biblioteconomia, estabelecidas por Ranganathan. A investigação explora e descreve definições, contextualizando o serviço de referência como o elemento representativo da mediação e correlacionando-o com as leis ranganathianas. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação teórico-conceitual, conduzida pela análise de conteúdo. Os resultados revelam que o serviço de referência estabelece relações estreitas tanto com o conceito de mediação quanto com as Leis da Biblioteconomia, cujas características são: auxílio prestado nas buscas por informação, interação com o usuário, assistência pessoal, orientação, oferta de fontes de informação e capacitação de usuários. Conclui-se que o serviço de referência está embasado em princípios que o fortalecem, o que justifica o valor que tem assumido para as instituições, pois possibilita o acesso, o uso e a apropriação da informação para a produção do conhecimento pela sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectServiço de Referênciapt_BR
dc.subjectLeis da Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectRanganathanpt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas - Serviço de referenciapt_BR
dc.subject.otherRanganathan, S. R. (Shiyali Ramamrita), 1892-1972pt_BR
dc.titleAproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathanpt_BR
dc.title.alternativeApproaches between referral service, mediation and the laws of Ranganathanpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/558pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan.pdf484.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.