Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54365
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino por temas: a qualidade do ar auxiliando na construção de significados em química
Autor(es): Mirra Angelina Neres da Silva
Ana Luiza de Quadros
Resumen: Neste trabalho, relatamos uma experiência de aulas de química por temas, usando o tema qualidade do ar. Para desenvolvê-lo, partimos de dados da FEAM/MG sobre a qualidade do ar em Belo Horizonte. A proposta temática foi aplicada em três escolas da rede pública. Ela se baseia nos pressupostos do movimento ciência, tecnologia e sociedade e representa uma tentativa de promover o letramento científico. Ao iniciarmos a proposta, notamos dificuldade nos estudantes em empregar o conhecimento escolar na explicação de fenômenos cotidianos. No entanto, explorando temas recorrentes na mídia e empregando os conceitos químicos para explicá-los, pudemos perceber um aumento no interesse pela química e um grande engajamento nas aulas.
Abstract: Theme-oriented Teaching: the quality of air as a means of meaning making in chemistry. This study reports on theme-oriented chemistry class experi ences based on the theme “quality of air”. Quality of Air data in Belo Horizonte provided by the Minas Gerais State Environmental Agency (FEAM/MG) were used as a starting point. The theme was presented to classes in three public school based on the premises of the movement Science, Technology and Society, STS, which seeks to promote science literacy. At first, we observed that the students had difficulty in using knowledge acquired at school to explain daily-life phenomena. However, upon the discussion of themes that are recurrent in the media and applying chemistry concepts to explain them, we observed a greater interest from the students in chemistry and a greater participation in class.
Asunto: Educação
Ensino médio
Ar - Qualidade
Letramento
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20160007
URI: http://hdl.handle.net/1843/54365
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_1/08-RSA-63-13.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova na Escola
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ensino por Temas A Qualidade do Ar Auxiliando na (1).pdf441.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.