Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54366
Type: | Dissertação |
Title: | "Como articula Raul de Souza? - uma investigação acerca das singularidades da articulação no trombone de vara em performances do artista" |
Other Titles: | "How does Raul de Souza Articulate? - an investigation on articulation's singularities on the slide trombone in artist's performances" |
Authors: | João Gabriel Cunha Machala |
First Advisor: | Mauro Rodrigues |
First Referee: | Alciomar Oliveira dos Santos |
Second Referee: | Sérgio de Figueiredo Rocha |
Third Referee: | Marcos Flavio de Aguiar Freitas |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo principal analisar como o trombonista Raul de Souza articula com o trombone de vara. A partir de entrevista com o próprio Souza, hipóteses sobre sua forma de articular são criadas, e o trabalho mergulha numa discussão sobre a eficiência da tradução silábica como forma de descrever a articulação utilizada por um trombonista. A partir disso, uma discussão sobre fonética articulatória e dois diferentes experimentos com algumas sílabas articulatórias utilizadas na literatura do trombone de vara são realizados. A pesquisa, então, segue em frente com a transcrição silábica de alguns solos de Souza, em que foram inferidas, através da escuta, as sílabas utilizadas pelo músico durante as performances. A partir destas transcrições, uma avaliação das combinações silábicas utilizadas pelo músico é feita, atentandose às semelhanças e diferenças de sua forma de articular com a proposta no método doodle tonguing, sistematizado por Mcchesney (1992). No final do texto, outras características do músico também são observadas e contextualizadas a partir de análises de performances do trombonista J.J Johnson, realizadas em Bourgois III (1986) e Lancaster (2009), levando a importantes considerações sobre a singularidade musical de Raul de Souza. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze how the trombonist Raul de Souza articulates with the slide trombone. Based on an interview with Souza himself, hypotheses about his form of articulation are created, and the work delves into a discussion about the efficiency of syllabic translation as a way of describing the articulation used by a trombonist. From this, a discussion on articulatory phonetics and two different experiments with some articulatory syllables used in the slide trombone literature are carried out. The research, then, goes ahead with the syllabic transcription of some solos by Souza, in which the syllables used by the musician during performances were inferred through listening. From these transcripts, an evaluation of the syllabic combinations used by the musician is made, paying attention to the similarities and differences in their way of articulating in the doodle tonguing method, systematized by Mcchesney (1992). At the end of the text, other characteristics of the musician are also observed and contextualized from the analysis of performances by trombonist J.J Johnson, carried out in Bourgois III (1986) and Lancaster (2009), leading to important considerations about the musical uniqueness of Raul de Souza . |
Subject: | Souza, Raul de, 1934-. Música para trombone Música - Análise, apreciação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54366 |
Issue Date: | 31-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_pdfA - João Gabriel Cunha Machala (versão para depósito final) sem paginas em branco (2).pdf | Como articula Raul de Souza? | 3.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.