Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54373
Type: Dissertação
Title: Cinema e práticas de cuidado: trajetória do curso de cinema e autocuidado na escola
Other Titles: Cinema and practices of care: the trajectory of the cinema and self-care course at school
Authors: Lucas Mendonça Cecchino
First Advisor: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
First Referee: Libéria Rodrigues Neves
Second Referee: Marco Scarassatti
Abstract: A pesquisa que apresento aborda a experiência do projeto intitulado Curso de Cinema e Autocuidado na Escola. O curso, ao qual fui um dos mediadores e proponente, aconteceu na cidade de Uberlândia - MG, durante a pandemia de covid-19, de modo remoto e online. A proposta consistiu em uma intervenção cinematográfica e audiovisual, direcionada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio da rede pública, para tratar de cuidado enquanto um ato de criação. Essa experiência me possibilitou refletir sobre como o cinema pode oferecer um terreno que promove encontros para elaborarmos emoções aflitivas, por meio de processos criativos considerados como uma possível saída para agustias geradas pelo isolamento social. O trabalho se deu através de uma perspetiva de cuidado, no que diz respeito a um deslocamento para visões cosmopoéticas e decoloniais de relação de si, com o outro e com o entorno. Como metodologia de pesquisa, adoto um gesto cartográfico, por meio do qual busco elaborar um ensaio afetivo, para delinear minhas experiências de vida pessoal, que abrangem técnicas contemplativas, como meditação e yoga, experiências no campo da arte cinematográfica enquanto realizador, e outras investidas em projetos de formação audiovisual no contexto escolar indígena e rural, para estabelecer conexões entre cinema, educação intercultural e práticas de cuidado.
Abstract: The following research addresses the project experience entitled Cinema and Self-Care Course at School. The course, of which I was one of the mediators and proponent, took place in Uberlândia/MG, during the coronavirus pandemic, remotely. The proposal consisted of an audiovisual and cinematographic intervention directed to students from the 9th grade of elementary school to the 3rd grade of high school in public schools, to deal with self-care as a creative act. This experience allowed me to reflect on how cinema can offer a ground that promotes encounters to elaborate afflictive emotions, through creative processes considered as a possible way out of the agonies generated by social isolation. Through a perspective of care that concerns a shift toward cosmopoetics and decolonial visions relating to oneself, with others and to one's surroundings. As a research methodology, I adopt a cartographic gesture, seeking to elaborate my personal life experiences, which covers contemplative techniques, such as meditation and yoga, experiences in the cinematographic art field as a director, and other audiovisual practices in indigenous and rural school contexts, to establish connections between cinema, intercultural education, and practices of care.
Subject: Educação
Cinema na educação
Ensino audiovisual
Promoção da saúde
COVID-19 (Doença)
Cuidados primários de saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54373
Issue Date: 31-Jan-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao_Lucas_Corrigida e formatada_ 2023_Definitiva(PDF_A).pdfDissertação Aprovada_Lucas Mendonça Cecchino11.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.