Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54395
Tipo: Artigo de Evento
Título: Processo decisório descentralizado: um estudo de caso sobre a implementação de uma política de cotas na pós-graduação em uma instituição pública de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Decentralized decision-making process: a case study on the implementation of a postgraduate quota policy in a public institution of higher education
Autor(es): Bianca Drielly Mendes
Lilian Bambirra de Assis
Resumen: Introdução: A Universidade Federal de Minas Gerais sancionou, em 2017, uma política afirmativa, de caráter descentralizado de implementação, para a inclusão para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e com deficiência em seus cursos de pós-graduação stricto sensu. Salienta-se que os colegiados dispunham de considerável autonomia na especificação dos percentuais de reserva (entre 20% e 50%), e outras decisões que podem ter impactado diretamente nos desenhos de implementação, resultados da política e rumos da organização (SIMON, 1944; STARBUCK, 2013). O que sugere uma política diversificada. Problema de Pesquisa e Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar de que maneira a descentralização no processo decisório pode afetar a implementação de políticas, especificamente, a política de cotas da pós-graduação stricto sensu da UFMG, a partir da seguinte pergunta norteadora: Como a descentralização no processo decisório afetou a implementação da política de cotas na pós-graduação stricto sensu da UFMG? Fundamentação Teórica: Parte-se da compreensão e importância do processo decisório organizacional a partir de Simon (1979), Mintzberg (1995) e Mann (2020). Logo, a tomada de decisão por parte da burocracia é retratada (WEBER, 2008; LIPSKY, 1980; LOTTA, 2010). Por fim, aborda-se as ações afirmativas na pós-graduação brasileira com base em Carvalho (2006), Rosemberg (2013) e Venturini (2017). Destaca-se que a descentralização e discricionariedade na implementação da política analisada condizem com o processo de implementação bottom-up; aqui, considera-se os colegiados tanto burocratas de médio como de baixo escalão. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa de enfoque predominantemente descritivo e analítico. A resposta à questão norteadora baseia-se na análise documental dos editais de seleção de 2018 (ano de implementação da política) dos 87 programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, disponíveis no site da Pró-reitoria de pós-graduação. A análise dos editais gerou um banco de dados com 168 observações, referente à combinação de programa, curso (mestrado ou doutorado), área e conceito de avaliação da CAPES e processo seletivo (2018/1, 2018/2); análises estatísticas foram empregadas. Análise dos Resultados: Os dados apontam uma diversidade na implementação da política. Elementos como a área e conceito de avaliação da CAPES, curso (mestrado ou doutorado), semestre e timing do exame de seleção podem ter influenciado na definição do percentual de reserva definido. Os programas da área de ciências humanas se mostram mais sensíveis na definição do percentual de reserva, bem como os de avaliação 7 na CAPES. Além disso, os percentuais de reserva se concentram na vizinhança do limite mínimo, uma vez que 67,3% das ofertas apresentaram um percentual entre 20% e 25%. Conclusão: Os resultados evidenciam que de fato há uma alta diversidade nos desenhos de implementação da política, decorrente da descentralização presente na implementação bottom-up. No entanto, apesar da descentralização propiciar segundo Paes de Paula (2005) uma política mais equitativa e realista, não se pode afirmar que a pluralidade encontrada nos desenhos de implementação seja positiva ou negativa, visto que pode estar ou não refletindo a real necessidade de reserva de vagas. Nem se de fato, houve o ingresso desses candidatos, que podem não ter passado no processo seletivo ou desistido da vaga.
Abstract: Introduction: The Federal University of Minas Gerais sanctioned, in 2017, an affirmative policy, of a decentralized nature of implementation, for the inclusion of black (black and brown), indigenous and disabled people in its stricto sensu postgraduate courses. It should be noted that the collegiate bodies had considerable autonomy in specifying the reserve percentages (between 20% and 50%) and other decisions that may have had a direct impact on the implementation designs, policy results and organization directions (SIMON, 1944; STARBUCK, 2013). Which suggests a diversified policy. Research Problem and Objective: The objective of the research was to analyze how decentralization in the decision-making process can affect the implementation of policies, specifically, the stricto sensu postgraduate quota policy at UFMG, based on the following guiding question: How Has decentralization in the decision-making process affected the implementation of the quota policy in the stricto sensu graduate program at UFMG? Theoretical Foundation: It starts with the understanding and importance of the organizational decision-making process from Simon (1979), Mintzberg (1995) and Mann (2020). Therefore, decision-making by the bureaucracy is portrayed (WEBER, 2008; LIPSKY, 1980; LOTTA, 2010). Finally, affirmative actions in Brazilian postgraduate studies are addressed based on Carvalho (2006), Rosemberg (2013) and Venturini (2017). It is highlighted that decentralization and discretion in the implementation of the analyzed policy are consistent with the bottom-up implementation process; here, collegiates are considered to be both middle and low-level bureaucrats. Methodology: The research is characterized as quantitative in nature with a predominantly descriptive and analytical focus. The answer to the guiding question is based on the document analysis of the 2018 selection notices (year of implementation of the policy) of the 87 stricto sensu postgraduate programs at UFMG, available on the website of the Dean of Postgraduate Studies. The analysis of the public notices generated a database with 168 observations, referring to the combination of program, course (master's or doctorate), area and CAPES evaluation concept and selection process (2018/1, 2018/2); Statistical analyzes were employed. Analysis of the Results: The data point to a diversity in the implementation of the policy. Elements such as CAPES evaluation area and concept, course (master's or doctorate), semester and timing of the selection exam may have influenced the definition of the defined reserve percentage. Programs in the area of ​​human sciences are more sensitive in defining the reserve percentage, as well as those evaluated 7 at CAPES. In addition, the reserve percentages are concentrated in the neighborhood of the minimum limit, since 67.3% of the offers presented a percentage between 20% and 25%. Conclusion: The results show that, in fact, there is a high diversity in the policy implementation designs, due to the decentralization present in the bottom-up implementation. However, although decentralization provides, according to Paes de Paula (2005), a more equitable and realistic policy, it cannot be said that the plurality found in the implementation designs is positive or negative, since it may or may not reflect the real need for reserve of vacancies. Not even if, in fact, there was admission of these candidates, who may not have passed the selection process or given up on the vacancy.
Asunto: Pós-graduação - Brasil
Universidades e faculdades - Administração
Universidades e faculdades - Processo decisório
Descentralização na administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54395
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://login.semead.com.br/24semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=370
metadata.dc.relation.ispartof: Seminários em Administração
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.