Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54422
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernando Araújo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5828178112680557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Matturro Foschiera | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eduardo Campolina Vianna Loureiro | pt_BR |
dc.creator | Henrique Lowson | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8393859888431528 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T22:05:42Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T22:05:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54422 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os hibridismos musicais presente nas obras Hommage à Tárrega, do compositor espanhol Joaquin Turina e Sonata Giocosa, de Joaquin Rodrigo. Pretende-se compreender como os compositores utilizaram elementos flamencos e influências neoclássicas para criar essas obras, de modo a permitir novas possibilidades interpretativas ao violonista clássico. São obras que aliam diversos elementos flamencos a tendências neoclássicas e a tradição da música de concerto, como uso da forma sonata. Como referencial teórico serão utilizados os conceitos de Pesquisa Artística de López-Cano e Opazo (2014), a ideia de Performance Culturalmente Informada, proposta por Barbeitas e Foschiera (2020), os estudos sobre Hibridismos de Piedade (2011) e Burke (2003), além de publicações sobre flamenco de Granados (2005), Córboba (2008), Barrio et al (2009), Puig (2015), Bert (1991), Ciulei (2013) e Donis (2005). Foram encontrados e analisados diversos elementos característicos do flamenco nas obras, que permitiram a formação de um arcabouço teórico, possibilitando ao intérprete um maior leque de opções interpretativas, através de um conhecimento mais aprofundando do estilo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo Musical | pt_BR |
dc.subject | Práticas de performance no violão flamenco | pt_BR |
dc.subject | Práticas de performance no violão clássico espanhol | pt_BR |
dc.subject | Hommage à Tárrega de Joaquin Turina | pt_BR |
dc.subject | Sonata Giocosa de Joaquin Rodrigo. | pt_BR |
dc.subject.other | Hibridismo | pt_BR |
dc.subject.other | Música para violão | pt_BR |
dc.subject.other | Flamenco (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.title | Elementos flamencos presentes em Hommage à Tárrega, de Joaquin Turina e Sonata Giocosa, de Joaquín Rodrigo: construção de uma interpretação sob a perspectiva do hibridismo musical | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERSAO FINAL 29:05 2023.pdf | 5.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.