Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54449
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação permanente em saúde e ergologia : diálogos em busca de mudanças
Authors: Isabel Domingos Martinez dos Santos
First Advisor: Daniela Tonizza de Almeida
Abstract: Este trabalho, fruto das experiências de formação e da especialização em Psicologia do Trabalho tem por objetivos: apresentar os propósitos da Educação Permanente em Saúde/EPS para operar mudanças no Sistema Único de Saúde/SUS, anunciar a Ergologia em suasimportantes contribuições para o desenvolvimento da EPS e estabelecer interlocuções entre os processos de ensino-aprendizagem em EPS e os aportes teórico e metodológicos fornecidos pela Ergologia. A importância do tema pode ser compreendida a partir das especificidades presentes no cotidiano de trabalho em saúde: o fato dele se constituir de modo multifacetado, ser composto por disputas de interesses e poder ao longo da história, ser caracterizado por uma divisão técnica e social dos processos de trabalho, e ainda, ser influenciado pelo modelo hegemônico de assistência à saúde. Neste sentido, colocar em pauta a Educação Permanente em Saúde/EPS é de suma importância, visto que em seu bojo encontram-se os propósitos de provocar mudanças tanto em nível individual, quanto no coletivo e institucional, produzir a transformação das relações, dos valores e das práticas do cotidiano e do contexto de saúde brasileiro em busca da concretização do SUS. Sendo assim, o diálogo com a Ergologia se mostrou frutífero por agregar elementos aos preceitos da EPS que contribuem para a compreensão-reflexão-intervenção da/na relação entre os sujeitos (incluindo sua subjetividade) e o trabalho, em vistas à transformação da realidade e das situações de trabalho. Por fim, salientamos nesse percurso a necessidade de realizar escolhas reconhecendo que as limitações existentes representam possibilidades para novas interlocuções. Destacamos como conquistas as trocas estabelecidas entre os diferentes saberes que contribuíram para que novos sentidos fossem atribuídos à experiência educativa de desenvolvimento deste Trabalho de Conclusão de Curso.
Subject: Saúde
Saúde e trabalho
Trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54449
Issue Date: 25-Jun-2013
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