Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54460
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fábio Roberto Rodrigues Belo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6662229640588396 | pt_BR |
dc.creator | Natacha Galante Braz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-04T23:00:34Z | - |
dc.date.available | 2023-06-04T23:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54460 | - |
dc.description.resumo | No romance Amor Sem Escalas, Walter Kirn retrata questões que relacionam-se com solidão, medo do desemprego, superficialidade dos laços afetivos, desamparo, fuga e adaptação do ser humano dentro de uma sociedade que valoriza mais o dinheiro e o poder do que a própria vida humana. Tudo isso se relaciona, de diversas maneiras, com o masoquismo e a culpa. Desejamos abordar algumas dessas relações ao longo do trabalho.Resumidamente, a história retrata a vida de Ryan Binghan, um executivo bem-sucedido que viaja constantemente ao redor do mundo para executar a tarefa de despedir funcionários de empresas afetadas pela crise norte-americana. Trata-se de um personagem que passa a maior parte da vida viajando de avião em função de seu emprego; apesar de desprezá-lo, são as milhas aéreas acumuladas através desse trabalho que proporcionarão o cumprimento de uma meta pessoal: acumular um milhão de milhas aéreas. Ryan é parte da nova frota de "robôs soldados" da aviação comercial; viaja com seus apetrechos tecnológicos de última geração, com roupas que não amarrotam, com pouca bagagem e aparentemente não depende de ninguém. Sua relação com as mulheres é precária, assim como seu entrosamento familiar. Ao iniciarmos nossos comentários apontaremos primeiramente para as notáveis diferenças apresentadas na obra literária e na obra cinematográfica1. Em seguida, elucidaremos, através da óptica do conceito de poder pastoral - proposto por Foucault - as relações de poder observadas no contexto neoliberal para logo após relacionarmos o tema do masoquismo e culpa na trama. Por fim, teceremos nossas considerações finais na conclusão do trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Amor sem escalas | pt_BR |
dc.subject | Walter Kirn | pt_BR |
dc.subject | Masoquismo | pt_BR |
dc.subject | Culpa | pt_BR |
dc.subject.other | Kirn, Walter,1962- Amor sem escalas | pt_BR |
dc.subject.other | Up in the air (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Masoquismo | pt_BR |
dc.subject.other | Culpa | pt_BR |
dc.title | Masoquismo sem escalas : uma análise de "Amor sem escalas" de Walter Kirn | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia masoquismo e culpa .pdf | 152.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.