Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54474
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Música, corpo e linguagem : um estudo psicanalítico
Autor(es): Daniela Teixeira Dutra Viola
Primeiro Orientador: Ana Cecília Carvalho
Resumo: É notória a omissão de Freud quanto à música em sua significativa produção teórica voltada para as artes e para o fenômeno estético. Ao longo de seus textos, são raras as referências diretas à nomes de compositores e/ou de suas obras (aproximadamente 20 menções nas Obras Completas). A quase maioria delas trata-se de óperas - o único gênero musical assumidamente admirado por ele -, c em todos os casos o que é discutido diz respeito ao conteúdo do libreto, não à música propriamente dita. Mesmo quando uma sinfonia é mencionada, à Nona de Beethoven (Freud: “A interpretação dos sonhos” - 1900. p.420), seu enfoque está no texto, o poema de Schiller cantado no último movimento, e não nos aspectos musicais. Essa escassez é contrastante com a importância que outras artes têm no texto freudiano.
Assunto: Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise e música
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54474
Data do documento: 21-Out-2005
Aparece nas coleções:Especialização em Teoria Psicanalítica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUSICA, CORPO E LINGUAGEM.pdf3.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons