Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54474
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Música, corpo e linguagem : um estudo psicanalítico |
Autor(es): | Daniela Teixeira Dutra Viola |
Primeiro Orientador: | Ana Cecília Carvalho |
Resumo: | É notória a omissão de Freud quanto à música em sua significativa produção teórica voltada para as artes e para o fenômeno estético. Ao longo de seus textos, são raras as referências diretas à nomes de compositores e/ou de suas obras (aproximadamente 20 menções nas Obras Completas). A quase maioria delas trata-se de óperas - o único gênero musical assumidamente admirado por ele -, c em todos os casos o que é discutido diz respeito ao conteúdo do libreto, não à música propriamente dita. Mesmo quando uma sinfonia é mencionada, à Nona de Beethoven (Freud: “A interpretação dos sonhos” - 1900. p.420), seu enfoque está no texto, o poema de Schiller cantado no último movimento, e não nos aspectos musicais. Essa escassez é contrastante com a importância que outras artes têm no texto freudiano. |
Assunto: | Freud, Sigmund, 1856-1939 Psicanálise e música Linguagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54474 |
Data do documento: | 21-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUSICA, CORPO E LINGUAGEM.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons