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dc.contributor.advisor1Bruno Otávio Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3390183443568861pt_BR
dc.creatorLiliam Grazielle Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T01:33:27Z-
dc.date.available2023-06-05T01:33:27Z-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54480-
dc.description.abstractThis study aims to determine what are the factors that influence the turnover from the point of view of attendantsin a company call center in Belo Horizonte / MG, through simplified questionnaire because, once identified the problems, can to undertake actions aimed at reducing turnover and, consequently, better working conditions for the subjects. So, were assessed thirty attendants. The methodology used was a descriptive study using a questionnaire previously developed. After analyzing the results we observed that despite the discourse of business, focused on the motivation of workers, factors such as constant pressure for results, minimal autonomy and lack of action from the Department of Human Resources are the main factors that affect the rates turnover. In this sense, some suggestions are presented at the end of the study, seeking to improve the working conditions of the attendants.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem, como objetivo, verificar quais são os fatores que influenciam na rotatividade, a partir do ponto de vista do teleatendente, em uma empresa de Call Center em Belo Horizonte/MG, através de questionário simplificado, pois, uma vez identificados os problemas, pode-se empreender ações que visem a redução da rotatividade e, consequentemente, melhores condições de trabalho para os sujeitos. Para tanto, foram avaliados trinta teleatendentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, através de um questionário previamente elaborado. Após a análise dos resultados foi possível verificar que apesar do discurso da empresa, voltado para a motivação dos trabalhadores, fatores como a pressão constante por resultados, a mínima autonomia e a falta de atuação do Departamento de recursos humanos são os principais fatores que interferem nos índices de rotatividade. Neste sentido, algumas sugestões são apresentadas ao final do estudo, buscando a melhoria das condições de trabalho dos teleatendentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Psicologia do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCall centerpt_BR
dc.subjectRotatividadept_BR
dc.subjectDepartamento de recursos humanospt_BR
dc.subjectOperador de telemarketingpt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherTelemarketingpt_BR
dc.titleInvestigação sobre a rotatividade de colaboradores em uma empresa de call center de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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