Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54507
Type: Artigo de Periódico
Title: A servitização e o desempenho organizacional no setor de máquinas e equipamentos
Other Titles: Servitization and organizational performance in the machinery and equipment sector
La servitización y el desempeño organizacional en el sector de maquinaria y equipos
Authors: Wesley Canedo de Souza Júnior
Noel Torres Júnior
Dario Ikuo Miyake
Abstract: O papel da indústria manufatureira nas cadeias de valor tem se tornado menos expressivo diante da tendência de estagnação da demanda, comoditização dos produtos e diminuição da lucratividade. Diante desse cenário desafiador, um número crescente de empresas busca adicionar valor a seus negó- cios pela vertente da “servitização” (oferta de soluções produto-serviço). Contudo, a literatura dessa temática encontra-se dividida quanto à efetividade dessa abordagem, dado que, nem sempre, traz o impacto esperado no desempenho organizacional (paradoxo do serviço). Diante disso, o trabalho ava- liou quantitativamente essa relação em empresas industriais do setor de Máquinas e Equipamentos. Dados sobre as diferentes categorias de serviços por elas desenvolvidas e seus impactos foram coleta- dos. Verificou-se que há uma relação positiva e relevante entre a oferta da maioria dessas categorias e o desempenho organizacional, o que indica que, identificando e desenvolvendo uma composição de serviços consistente, é possível conduzir uma efetiva estratégia de servitização.
Abstract: The role of manufacturing in value chains has become less expressive in the face of the trend of stagnating demand, commoditization of products, and declining profitability. Confronted with this challenging sce- nario, a growing number of companies seek to add value to their businesses embarking on the approach of "servitization" (offering product-service solutions). However, the literature on this subject is divided on the effectiveness of this approach since not always it brings the expected impact (service paradox). Given this, the work quantitatively evaluated this relationship in manufacturing firms of the Machinery and Equipment industry. Data on the different categories of services they have developed and their impacts were collected. It was verified that there is a positive and relevant relationship between the offer of most of these categories and the organizational performance, which indicates that identifying and developing a consistent service bundle can lead to an effective servitization strategy.
Subject: Administração de empresas
Máquinas
Equipamentos industriais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/s0034-759020180504
URI: http://hdl.handle.net/1843/54507
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rae/a/s7Jt7vY3KSSHbCcxTVV5LsN/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: RAE - Revista de Administração de Empresas
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