Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54510
Type: Artigo de Evento
Title: As relações pedagógicas em aulas de química orgânica no ensino superior
Other Titles: The pedagogical link-making in courses of organic chemistry in higher education
Authors: Laila Thayanne Gomes de Almeida
Mariana Gonçalves Dias
Mariana Luiza de Freitas
Ana Luiza de Quadros
Abstract: Os currículos dos cursos de graduação têm recebido críticas em função da fragmentação do conhecimento. Nesse trabalho analisamos o uso de relações pedagógicas no Ensino Superior. Para isso selecionamos seis professores que ministram disciplinas de Química Orgânica para diversos cursos de graduação, sendo que três deles tem um número proporcionalmente maior de estudantes aprovados quando comparados aos outros três. Filmamos e analisamos um conjunto de aulas com o objetivo de identificar as relações que fazem para dar continuidade ao conteúdo e para auxiliar os estudantes na construção do conhecimento em sala de aula. Pelo tipo de relação de continuidade analisado, podemos perceber que os professores têm pouco conhecimento sobre o currículo como um todo. Além disso, nas disciplinas de professores que fazem mais relações pedagógicas, os estudantes são mais bem-sucedidos, o que nos leva a argumentar que essas relações auxiliam no entendimento da “estória científica”.
Abstract: The fragmentation of knowledge is a reality in the curricula of undergraduate courses. In this work, we analyzed the use of pedagogical link-making in Higher Education. For this, we selected six Organic Chemistry’s professors who teach for several undergraduate courses, three of which have a proportionally higher number of approved students when compared to the other three. We filmed and analyzed a classes with the objective of identifying the relationships they make to promote continuity and to support knowledge building in the classroom. By the type of continuity relationship analyzed, we can see that teachers have a limited knowledge about the curriculum. Moreover, in the courses of teachers who make more pedagogical link-making, students are more successful, which leads us to argue that such relationships help in understanding the "scientific story."
Subject: Professores e alunos
Ensino superior
Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino (Superior)
Química orgânica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54510
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0315-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As relações pedagógicas em aulas de química orgânica no ensino superior (1).pdf399.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.