Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54510
Type: | Artigo de Evento |
Title: | As relações pedagógicas em aulas de química orgânica no ensino superior |
Other Titles: | The pedagogical link-making in courses of organic chemistry in higher education |
Authors: | Laila Thayanne Gomes de Almeida Mariana Gonçalves Dias Mariana Luiza de Freitas Ana Luiza de Quadros |
Abstract: | Os currículos dos cursos de graduação têm recebido críticas em função da fragmentação do conhecimento. Nesse trabalho analisamos o uso de relações pedagógicas no Ensino Superior. Para isso selecionamos seis professores que ministram disciplinas de Química Orgânica para diversos cursos de graduação, sendo que três deles tem um número proporcionalmente maior de estudantes aprovados quando comparados aos outros três. Filmamos e analisamos um conjunto de aulas com o objetivo de identificar as relações que fazem para dar continuidade ao conteúdo e para auxiliar os estudantes na construção do conhecimento em sala de aula. Pelo tipo de relação de continuidade analisado, podemos perceber que os professores têm pouco conhecimento sobre o currículo como um todo. Além disso, nas disciplinas de professores que fazem mais relações pedagógicas, os estudantes são mais bem-sucedidos, o que nos leva a argumentar que essas relações auxiliam no entendimento da “estória científica”. |
Abstract: | The fragmentation of knowledge is a reality in the curricula of undergraduate courses. In this work, we analyzed the use of pedagogical link-making in Higher Education. For this, we selected six Organic Chemistry’s professors who teach for several undergraduate courses, three of which have a proportionally higher number of approved students when compared to the other three. We filmed and analyzed a classes with the objective of identifying the relationships they make to promote continuity and to support knowledge building in the classroom. By the type of continuity relationship analyzed, we can see that teachers have a limited knowledge about the curriculum. Moreover, in the courses of teachers who make more pedagogical link-making, students are more successful, which leads us to argue that such relationships help in understanding the "scientific story." |
Subject: | Professores e alunos Ensino superior Ciência - Estudo e ensino Química - Estudo e ensino (Superior) Química orgânica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54510 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0315-1.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As relações pedagógicas em aulas de química orgânica no ensino superior (1).pdf | 399.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.