Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54512
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vitor Geraldi Haasept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208591466035438pt_BR
dc.contributor.referee1Beatriz Vargas Dornelespt_BR
dc.contributor.referee2Vitor Geraldi Haasept_BR
dc.contributor.referee3Ricardo de Lins e Hortapt_BR
dc.contributor.referee4Carmen Elvira Flores Mendoza Pradopt_BR
dc.contributor.referee5José Aparecido da Silvapt_BR
dc.creatorHenrique Augusto Torres Simplíciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432458437455430pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T16:50:57Z-
dc.date.available2023-06-05T16:50:57Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54512-
dc.description.abstractEducation has been constituted as one of the main assets of development in post-Industrial Revolution society. In the last two centuries, different fields of study have provided theories and predictive models in an attempt to understand aspects capable of producing and restraining educational performance. Social Sciences, Cognitive Psychology, and more recently Neuroscience have provided through ecological, behavioral, cognitive, and evolutionary theories, some of the predictors capable of evaluating how educational performance could be affected. In order to integrate these approaches, through socioeconomic indicators, this study aims to assess the multiple effect of vulnerabilities on educational performance. To analyze the results, we conducted two empirical studies representatives of the Brazilian territory. In the first, we adopt linear and regression tree regressions in assessing how sociodemographic indicators explain Mathematics and Portuguese Language performance in the 510 intermediate regions of the country. Among the results, it is discussed how health indicators explain a significant part of the parametric and nonparametric models adopted. The second study takes basic education students as the unit of analysis. This study measures the mathematics performance of 5th, 9th, and 3rd grade high school students using a significant sample (N = 5,398,001) of Brazilian students. Dozens of predictors assessing student, family, school, and city characteristics are assessed in this study. Cognitive, environmental, and developmental implications are discussed in the results assessing the effect of vulnerability and failure on academic performance in each of the years assessed. In the final part of the paper, epistemological and accessibility aspects of Brazilian education are discussed.pt_BR
dc.description.resumoA educação tem se constituído como um dos principais ativos do desenvolvimento na sociedade pós-Revolução Industrial. Nos dois últimos séculos, diferentes campos de estudo forneceram teorias e modelos preditivos na tentativa de compreender aspectos capazes de produzir e frear o desempenho educacional. Ciências Sociais, Psicologia Cognitiva e, mais recentemente, a Neurociências forneceram através de teorias ecológicas, comportamentais, cognitivas e evolucionárias, alguns dos preditores capazes de avaliar como o desempenho educacional poderia ser afetado. Com intuito de integrar estas abordagens, através de indicadores socioeconômicos, o presente estudo tem por intuito avaliar o efeito múltiplo de vulnerabilidades no desempenho educacional. Para analisar os resultados, foram realizados dois estudos empíricos representativos do território brasileiro. No primeiro, adotamos regressões lineares e de árvores de regressão na avaliação de como indicadores sociodemográficos explicam o desempenho da Matemática e Língua Portuguesa nas 510 regiões intermediárias do país. Entre os resultados, são discutidos como indicadores de saúde explicam parte significativa dos modelos paramétricos e não paramétricos adotados. O segundo estudo toma como unidade de análise os alunos da educação básica. Este estudo mede o desempenho matemático de estudantes do 5º, 9º e do 3º anos do ensino médio através de uma amostra significativa (N = 5,398,001) dos estudantes brasileiros. Neste estudo são avaliados dezenas de preditores que avaliam características do aluno, família, escola e cidade. Implicações cognitivas, ambientais e do desenvolvimento são discutidas nos resultados avaliando o efeito da vulnerabilidade e da reprovação no desempenho acadêmico em cada um dos anos avaliados. Na parte final do trabalho, são discutidos aspectos epistemológicos e de acessibilidade do ensino brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectExpectativa de vidapt_BR
dc.subjectExperiências Adversas na Infância.pt_BR
dc.subjectDesempenho matemáticopt_BR
dc.subjectCARTpt_BR
dc.subjectSES;pt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherExpectativa de vidapt_BR
dc.subject.otherExperiências adversas da infânciapt_BR
dc.titleAspectos socioeconômicos e de vulnerabilidade do desempenho escolar: uma análise por indicadores regionais e de desempenho do aluno na educação básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2024-03-22-
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Doutorado Henrique Simplício- versão final após ajustes banca.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.