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http://hdl.handle.net/1843/54512
Tipo: | Tese |
Título: | Aspectos socioeconômicos e de vulnerabilidade do desempenho escolar: uma análise por indicadores regionais e de desempenho do aluno na educação básica |
Autor(es): | Henrique Augusto Torres Simplício |
Primeiro Orientador: | Vitor Geraldi Haase |
Primeiro membro da banca : | Beatriz Vargas Dorneles |
Segundo membro da banca: | Vitor Geraldi Haase |
Terceiro membro da banca: | Ricardo de Lins e Horta |
Quarto membro da banca: | Carmen Elvira Flores Mendoza Prado |
Quinto membro da banca: | José Aparecido da Silva |
Resumo: | A educação tem se constituído como um dos principais ativos do desenvolvimento na sociedade pós-Revolução Industrial. Nos dois últimos séculos, diferentes campos de estudo forneceram teorias e modelos preditivos na tentativa de compreender aspectos capazes de produzir e frear o desempenho educacional. Ciências Sociais, Psicologia Cognitiva e, mais recentemente, a Neurociências forneceram através de teorias ecológicas, comportamentais, cognitivas e evolucionárias, alguns dos preditores capazes de avaliar como o desempenho educacional poderia ser afetado. Com intuito de integrar estas abordagens, através de indicadores socioeconômicos, o presente estudo tem por intuito avaliar o efeito múltiplo de vulnerabilidades no desempenho educacional. Para analisar os resultados, foram realizados dois estudos empíricos representativos do território brasileiro. No primeiro, adotamos regressões lineares e de árvores de regressão na avaliação de como indicadores sociodemográficos explicam o desempenho da Matemática e Língua Portuguesa nas 510 regiões intermediárias do país. Entre os resultados, são discutidos como indicadores de saúde explicam parte significativa dos modelos paramétricos e não paramétricos adotados. O segundo estudo toma como unidade de análise os alunos da educação básica. Este estudo mede o desempenho matemático de estudantes do 5º, 9º e do 3º anos do ensino médio através de uma amostra significativa (N = 5,398,001) dos estudantes brasileiros. Neste estudo são avaliados dezenas de preditores que avaliam características do aluno, família, escola e cidade. Implicações cognitivas, ambientais e do desenvolvimento são discutidas nos resultados avaliando o efeito da vulnerabilidade e da reprovação no desempenho acadêmico em cada um dos anos avaliados. Na parte final do trabalho, são discutidos aspectos epistemológicos e de acessibilidade do ensino brasileiro. |
Abstract: | Education has been constituted as one of the main assets of development in post-Industrial Revolution society. In the last two centuries, different fields of study have provided theories and predictive models in an attempt to understand aspects capable of producing and restraining educational performance. Social Sciences, Cognitive Psychology, and more recently Neuroscience have provided through ecological, behavioral, cognitive, and evolutionary theories, some of the predictors capable of evaluating how educational performance could be affected. In order to integrate these approaches, through socioeconomic indicators, this study aims to assess the multiple effect of vulnerabilities on educational performance. To analyze the results, we conducted two empirical studies representatives of the Brazilian territory. In the first, we adopt linear and regression tree regressions in assessing how sociodemographic indicators explain Mathematics and Portuguese Language performance in the 510 intermediate regions of the country. Among the results, it is discussed how health indicators explain a significant part of the parametric and nonparametric models adopted. The second study takes basic education students as the unit of analysis. This study measures the mathematics performance of 5th, 9th, and 3rd grade high school students using a significant sample (N = 5,398,001) of Brazilian students. Dozens of predictors assessing student, family, school, and city characteristics are assessed in this study. Cognitive, environmental, and developmental implications are discussed in the results assessing the effect of vulnerability and failure on academic performance in each of the years assessed. In the final part of the paper, epistemological and accessibility aspects of Brazilian education are discussed. |
Assunto: | Neurociências Desempenho acadêmico Matemática Expectativa de vida Experiências adversas da infância |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Neurociências |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54512 |
Data do documento: | 22-Mar-2022 |
Término do Embargo: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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