Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54521
Type: Artigo de Periódico
Title: As concepções sobre a docência em química de estudantes de um programa de pós-graduação
Other Titles: The conceptions about teaching of students from a graduate program in chemistry
Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
Authors: Ana Luiza de Quadros
Dayse Carvalho da Silva Martins
Fernando César Silva
Frank Pereira de Andrade
Gilson de Freitas Silva
Helga Gabriela Aleme
Juliana Cristina Tristão
Leandro José dos Santos
Sheila Rodrigues Oliveira
Abstract: A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino superior tem recebido mais atenção da comunidade científica na última década. Este estudo traça um perfil dos egressos do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por um período de 11 anos e analisa o preparo e as expectativas dos sujeitos para o exercício da docência, a partir de levantamento realizado no período entre 2000 e 2011. Para realização da pesquisa, foram coletadas informações do programa de pós-graduação, da Plataforma Lattes e do questionário aplicado, com intuito de conhecer as impressões dos estudantes sobre a experiência docente oferecida no decorrer do curso e sobre as suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho após a conclusão. As informações obtidas evidenciam que os pós-graduandos têm conhecimento limitado sobre a docência e sentem a necessidade de uma formação didático-pedagógica mais consistente.
Abstract: Didactic-pedagogical teacher training in higher education has received more attention from the scientific community in the last decade. In this study we profiled Chemistry graduates from the Chemistry Graduate Program (CGP) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) over a period of 11 years and analyzed their readiness for teaching and expectations based on a survey carried out between 2000 and 2011. Data were collected from CGP’s and Lattes’ platforms and by a survey questionnaire on the students’ impressions on the teaching experience the course offered and their perspectives regarding working after graduation. The information obtained shows that graduate students have limited knowledge about teaching and feel the need for more consistent didactic-pedagogical in high education institutes.
Subject: Ensino superior
Professores de química
Pós-graduação
Química - Formação de professores
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.221713/2358-2332.2016.v14.1484
URI: http://hdl.handle.net/1843/54521
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1484
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Pós-Graduação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.