Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54521
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | As concepções sobre a docência em química de estudantes de um programa de pós-graduação |
Other Titles: | The conceptions about teaching of students from a graduate program in chemistry Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado |
Authors: | Ana Luiza de Quadros Dayse Carvalho da Silva Martins Fernando César Silva Frank Pereira de Andrade Gilson de Freitas Silva Helga Gabriela Aleme Juliana Cristina Tristão Leandro José dos Santos Sheila Rodrigues Oliveira |
Abstract: | A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino superior tem recebido mais atenção da comunidade científica na última década. Este estudo traça um perfil dos egressos do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por um período de 11 anos e analisa o preparo e as expectativas dos sujeitos para o exercício da docência, a partir de levantamento realizado no período entre 2000 e 2011. Para realização da pesquisa, foram coletadas informações do programa de pós-graduação, da Plataforma Lattes e do questionário aplicado, com intuito de conhecer as impressões dos estudantes sobre a experiência docente oferecida no decorrer do curso e sobre as suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho após a conclusão. As informações obtidas evidenciam que os pós-graduandos têm conhecimento limitado sobre a docência e sentem a necessidade de uma formação didático-pedagógica mais consistente. |
Abstract: | Didactic-pedagogical teacher training in higher education has received more attention from the scientific community in the last decade. In this study we profiled Chemistry graduates from the Chemistry Graduate Program (CGP) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) over a period of 11 years and analyzed their readiness for teaching and expectations based on a survey carried out between 2000 and 2011. Data were collected from CGP’s and Lattes’ platforms and by a survey questionnaire on the students’ impressions on the teaching experience the course offered and their perspectives regarding working after graduation. The information obtained shows that graduate students have limited knowledge about teaching and feel the need for more consistent didactic-pedagogical in high education institutes. |
Subject: | Ensino superior Professores de química Pós-graduação Química - Formação de professores Professores - Formação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.221713/2358-2332.2016.v14.1484 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54521 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1484 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Pós-Graduação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As concepções sobre a docência em Química de estudantes de um programa de pós-graduação.pdf | 325.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.