Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54531
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Unidades Semióticas Espaciais (USEs) e a manipulação artística sistemática do espaço extrínseco musical |
Título(s) alternativo(s): | Spatial Semiotic Units (SSUs) and the systematic artistic manipulation of the extrinsic musical space |
Autor(es): | Fábio Wanderley Janhan Sousa |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho o conceito de espaço extrínseco e, a partir de estudos bibliográficos relacionados ao desenvolvimento sintático e semântico do mesmo, assim como da prática de espacialização em tempo real e da composição de obras para sistemas multicanais, nos direcionamos para a estruturação do que denominamos de Unidades Semióticas Espaciais (USEs). Pretendidas como as menores unidades perceptíveis no domínio do espaço extrínseco capazes de produzir algum significado artístico, as USEs são uma proposta de ferramenta para composição e análise tanto de material sonoro quanto imagético. A partir da proposta de uma grafia para as USEs, apresentamos uma análise do espaço extrínseco de uma composição de música eletroacústica audiovisual realizada pelo autor. Avaliamos vantagens e desvantagens do procedimento adotado na conclusão. |
Abstract: | In this work we present the concept of extrinsic space and, based on bibliographic studies related to its syntactic and semantic development as well as the practice of spatialization in real time and composition of works for multichannel systems, we aim to structure what we call Spatial Semiotic Units (SSUs). Intended to be the smallest perceptible unit in the domain of extrinsic space capable of producing some artistic meaning, SSUs are a proposal of a toolkit for composing and analyzing both sound and image material. From a proposed orthography of SSUs, we present an analysis of the extrinsic space of an audiovisual electroacoustic music composition performed by the author. We evaluate the advantages and disadvantages of the procedure adopted at the conclusion. |
Assunto: | Composição (Música) Eletroacústica Som Espaço |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.20504/opus2020c2612 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54531 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2612 |
metadata.dc.relation.ispartof: | OPUS |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Unidades Semióticas Espaciais (USEs) e a manipulação artística sistemática do espaço extrínseco musical.pdf | 484.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.