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Tipo: Artigo de Periódico
Título: The effects of computerized cognitive testing on the performance of children with and without Attention Deficit/Hyperactivity Disorder symptoms
Título(s) alternativo(s): Los efectos de las pruebas cognitivas computarizadas en el rendimiento de los niños con y sin síntomas de Trastorno de Déficit de Atención/Hiperactividad
Os efeitos da testagem computadorizada na performance em testes cognitivos de crianças com e sem sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Autor(es): Mariana Braga Fialho
Elisa Rodrigues de Souza
Marcela Mansur Alves
Resumen: The objective was to assess the impact of a test digital format on evaluating cognitive functions of children with ADHD symptoms, along with the differential impacts in comparison to the typically developed groups. The sample consisted of 99 children aged 7 to 9 years (M = 7.99, SD = 0.802), being 52 on the clinical group. All participants were assessed with paired batteries of digital and traditional tests. There were significant differences between the evaluated groups on known-compromised constructs for children with ADHD (d= -0,027 to -0,617), the highest being on the digital tasks. However, there were no significant differences in performance when comparing the results within the groups according to their computer-based and paper-and-pencil measures scores. The results suggest that the digital format does not impair the evaluation of children with ADHD symptoms, does not generate significantly different impacts between the clinical and comparison groups. Limitations and possible implications of these results will be discussed.
Abstract: O objetivo do estudo foi mensurar o impacto da testagem digital para avaliar as funções cognitivas de crianças com sintomas de TDAH, assim como os impactos diferenciais em comparação com grupos com desenvolvimento típico. A amostra foi composta por 99 crianças entre 7 e 9 anos (M = 7,99, DP = 0,802), sendo 52 do grupo clínico. Todos os participantes foram avaliados com baterias emparelhadas de testes digitais e tradicionais. Houve diferenças significativas entre os grupos em construtos tipicamente apontados por serem comprometidos em crianças com TDAH (d= -0,027 a -0,617), com maiores tamanhos de efeito nas tarefas digitais. Entretanto, não houve diferenças significativas na performance ao comparar os resultados dentro dos grupos ao considerar as pontuações nos testes computadorizados e suas versões de papel. Os resultados sugerem que o formato digital não prejudica a avaliação de crianças com sintomas de TDAH, não gerando impactos significativamente diferentes entre os grupos clínico e de controle. Limitações e possíveis implicações destes resultados serão discutidas.
Asunto: Cognição
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22235/cp.v15i2.2393
URI: http://hdl.handle.net/1843/54617
Fecha del documento: 15-sep-2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/cienciaspsicologicas/article/view/2393
metadata.dc.relation.ispartof: Ciências Psicológicas
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