Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54634
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão democrática, participação e autonomia da escola: formas de provimento ao cargo de diretor/gestor escolar
Autor(es): Patrícia Fernanda Pereira
Primeiro Orientador: Gláucia de Fátima Silva
Resumo: O presente trabalho busca mostrar como o processo para provimento ao cargo de diretor escolar pode influenciar muito na forma de gestão adotada pela escola. Com a LDB, Lei de diretrizes e bases da educação brasileira, nº 9.394/96, a necessidade da implantação da gestão democrática veio à tona e, inclusive, tornou-se uma exigência para todas as escolas públicas do Brasil. Nessa perspectiva de gestão compartilhada e democratização das decisões, nada mais justo que o processo de provimento ao cargo de diretores seja também democrático, o que pode se dar através de eleições. Isso ainda não é uma realidade no Município de Ribeirão das Neves – MG, onde a forma de provimento ainda é a indicação política. Um diretor eleito por indicações de agentes políticos, na maioria dos casos, não consegue manter a escola a salvo de influências da política local, o que desvirtua a finalidade principal da escola, bem como todas as contribuições que a mesma abarca. A direção escolhida de forma não democrática tem maior dificuldade para envolver o grupo de trabalho nos processos democráticos da escola, como por exemplo, na construção, implantação e execução do Projeto Político Pedagógico, na maioria das vezes enfrentando forte resistência da comunidade escolar. A eleição de diretores por si só não resolve os problemas da escola, mas, esta forma de provimento somada a outras estratégias democráticas pode ser fundamental para o rompimento do ostracismo que habita o espaço escolar, transformando a escola em um verdadeiro cenário de democracia e construção coletiva do conhecimento.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54634
Data do documento: 18-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar / EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA FERNANDA PEREIRA-E.pdf187.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons