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http://hdl.handle.net/1843/54634
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Gestão democrática, participação e autonomia da escola: formas de provimento ao cargo de diretor/gestor escolar |
Autor(es): | Patrícia Fernanda Pereira |
Primeiro Orientador: | Gláucia de Fátima Silva |
Resumo: | O presente trabalho busca mostrar como o processo para provimento ao cargo de diretor escolar pode influenciar muito na forma de gestão adotada pela escola. Com a LDB, Lei de diretrizes e bases da educação brasileira, nº 9.394/96, a necessidade da implantação da gestão democrática veio à tona e, inclusive, tornou-se uma exigência para todas as escolas públicas do Brasil. Nessa perspectiva de gestão compartilhada e democratização das decisões, nada mais justo que o processo de provimento ao cargo de diretores seja também democrático, o que pode se dar através de eleições. Isso ainda não é uma realidade no Município de Ribeirão das Neves – MG, onde a forma de provimento ainda é a indicação política. Um diretor eleito por indicações de agentes políticos, na maioria dos casos, não consegue manter a escola a salvo de influências da política local, o que desvirtua a finalidade principal da escola, bem como todas as contribuições que a mesma abarca. A direção escolhida de forma não democrática tem maior dificuldade para envolver o grupo de trabalho nos processos democráticos da escola, como por exemplo, na construção, implantação e execução do Projeto Político Pedagógico, na maioria das vezes enfrentando forte resistência da comunidade escolar. A eleição de diretores por si só não resolve os problemas da escola, mas, esta forma de provimento somada a outras estratégias democráticas pode ser fundamental para o rompimento do ostracismo que habita o espaço escolar, transformando a escola em um verdadeiro cenário de democracia e construção coletiva do conhecimento. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54634 |
Data do documento: | 18-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar / EAD |
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