Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54648
Type: Tese
Title: Educação a distância como política pública educacional para a formação de professores e professoras no período de 2009 a 2019, no estado do Pará
Other Titles: Distance education as an educational public policy for the training of teachers from 2009 to 2019, in the state of Pará
Authors: Benilda Miranda Veloso Silva
First Advisor: Eucídio Pimenta Arruda
First Referee: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz
Second Referee: José Miguel Martins Veloso
Third Referee: Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee4: Gilmar Pereira da Silva
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas públicas educacionais de educação a distância desenvolvidas no estado do Pará e sua efetividade no que tange ao processo de formação de professores e professora da Educação Básica, no período de 2009 a 2019. Já os objetivos específicos são: investigar os impactos das políticas públicas educacionais de educação a distância na rede estadual de ensino do Pará (SEDUC-PA), referente ao número de cursos ofertados, número de professores(as) atendidos(as); identificar e compreender o número, natureza e esfera de realização do curso dos(as) professores(as) oriundos dos concursos C-154, C-167, C-173 que realizaram os cursos de educação a distância no estado do Pará; construir e analisar os indicadores de efetividade (oferta, matrícula e concluintes dos Cursos de EaD) que foram produzidos pelas políticas públicas de educação a distância, considerando que elas atenderam, prioritariamente, os professores(as) que atuam na Educação Básica da rede pública em Educação Básica do estado do Pará. O levantamento bibliográfico realizado teve como finalidade a formação da base teórico-conceitual, na qual se identificam alguns autores, dentre os quais se destacam Bonetti (2011), Belloni (2015), Arruda e Arruda (2015), Mill (2016), Saviani (2009), Gatti (2016) e Tanuri (2000). Quanto à metodologia, esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, planejada para ser desenvolvida em três etapas de procedimentos utilizados para a coleta de dados: levantamento bibliográfico, levantamento quantitativo de cunho estatístico e coleta de dados empíricos, por meio de questionário. Dados da pesquisa mostram que, no estado do Pará, em 2009, houve 172.696 de matrícula na esfera pública e 665.429, na esfera privada, e, em 2019, houve 157.657 matrículas realizadas na esfera pública e 2.292.607, na esfera privada, o que indica forte crescimento no setor privado e estagnação no setor público. Os resultados nos possibilitam compreender, portanto, que, dos 53 docentes que responderam aos questionários, 41 docentes não realizaram graduação na modalidade a distância (77,36%) e 12 realizaram na modalidade a distância (22,64%), destes 58,33% realizaram seus cursos na esfera pública. Conclui-se que existe uma grande dificuldade no processo de busca da efetividade das políticas públicas de educação a distância para a formação de professores no estado do Pará, considerando a dificuldade de democratização do acesso ao Ensino Superior público, restringindo-se pelo viés da expansão privada.
Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas públicas educacionais de educação a distância desenvolvidas no estado do Pará e sua efetividade no que tange ao processo de formação de professores e professora da Educação Básica, no período de 2009 a 2019. Já os objetivos específicos são: investigar os impactos das políticas públicas educacionais de educação a distância na rede estadual de ensino do Pará (SEDUC-PA), referente ao número de cursos ofertados, número de professores(as) atendidos(as); identificar e compreender o número, natureza e esfera de realização do curso dos(as) professores(as) oriundos dos concursos C-154, C-167, C-173 que realizaram os cursos de educação a distância no estado do Pará; construir e analisar os indicadores de efetividade (oferta, matrícula e concluintes dos Cursos de EaD) que foram produzidos pelas políticas públicas de educação a distância, considerando que elas atenderam, prioritariamente, os professores(as) que atuam na Educação Básica da rede pública em Educação Básica do estado do Pará. O levantamento bibliográfico realizado teve como finalidade a formação da base teórico-conceitual, na qual se identificam alguns autores, dentre os quais se destacam Bonetti (2011), Belloni (2015), Arruda e Arruda (2015), Mill (2016), Saviani (2009), Gatti (2016) e Tanuri (2000). Quanto à metodologia, esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, planejada para ser desenvolvida em três etapas de procedimentos utilizados para a coleta de dados: levantamento bibliográfico, levantamento quantitativo de cunho estatístico e coleta de dados empíricos, por meio de questionário. Dados da pesquisa mostram que, no estado do Pará, em 2009, houve 172.696 de matrícula na esfera pública e 665.429, na esfera privada, e, em 2019, houve 157.657 matrículas realizadas na esfera pública e 2.292.607, na esfera privada, o que indica forte crescimento no setor privado e estagnação no setor público. Os resultados nos possibilitam compreender, portanto, que, dos 53 docentes que responderam aos questionários, 41 docentes não realizaram graduação na modalidade a distância (77,36%) e 12 realizaram na modalidade a distância (22,64%), destes 58,33% realizaram seus cursos na esfera pública. Conclui-se que existe uma grande dificuldade no processo de busca da efetividade das políticas públicas de educação a distância para a formação de professores no estado do Pará, considerando a dificuldade de democratização do acesso ao Ensino Superior público, restringindo-se pelo viés da expansão privada.
Abstract: This research aims to identify and analyze the educational public policies of distance education developed in the state of Pará and their effectiveness regarding the process of teacher training and teacher of basic education, from 2009 to 2019. Specific are: to investigate the impacts of distance education educational public policies in the state school system of Pará (Seduc-PA), referring to the number of courses offered, number of teachers attended; Identify and understand the number, nature and sphere of the course of the teachers from competitions C-154, C-167, C-173 who held the distance education courses in the state of Pará; Build and analyze the indicators of effectiveness (offering, enrollment and graduates of distance learning courses) that were produced by public policies of distance education, considering that they primarily attended the teachers who work in public education in the public network in Basic Education of the State of Pará. The bibliographic survey conducted was the purpose of the formation of the theoretical-conceptual basis, in which some authors are identified, among which Bonetti (2011), Belloni (2015), Arruda and Arruda (2015), Mill (2016), Saviani are identified. (2009), Gatti (2016) and Tanuri (2000). Regarding the methodology, this research follows a qualitative, case study type, planned to be developed in three stages of procedures used for data collection: bibliographic survey, quantitative statistical survey and empirical data collection through quiz. Research data show that, in the state of Pará, in 2009, there was 172,696 of enrollment in the public sphere and 665,429, in the private sphere, and, in 2019, there were 157,657 enrollment performed at the public sphere and 2,292,607, in the private sphere, the which indicates strong growth in the private sector and stagnation in the public sector. The results make it possible to understand, therefore, that of the 53 teachers who answered the questionnaires, 41 teachers did not undergo a distance learning degree (77.36%) and 12 in the distance mode (22.64%), of these 58, 33% took their courses in the public sphere. It is concluded that there is a great difficulty in the process of seeking the effectiveness of public policies of distance education for the training of teacher in the state of Pará, considering the difficulty of democratization of access to public higher education, restricted by the bias of expansion private.
This research aims to identify and analyze the educational public policies of distance education developed in the state of Pará and their effectiveness regarding the process of teacher training and teacher of basic education, from 2009 to 2019. Specific are: to investigate the impacts of distance education educational public policies in the state school system of Pará (Seduc-PA), referring to the number of courses offered, number of teachers attended; Identify and understand the number, nature and sphere of the course of the teachers from competitions C-154, C-167, C-173 who held the distance education courses in the state of Pará; Build and analyze the indicators of effectiveness (offering, enrollment and graduates of distance learning courses) that were produced by public policies of distance education, considering that they primarily attended the teachers who work in public education in the public network in Basic Education of the State of Pará. The bibliographic survey conducted was the purpose of the formation of the theoretical-conceptual basis, in which some authors are identified, among which Bonetti (2011), Belloni (2015), Arruda and Arruda (2015), Mill (2016), Saviani are identified. (2009), Gatti (2016) and Tanuri (2000). Regarding the methodology, this research follows a qualitative, case study type, planned to be developed in three stages of procedures used for data collection: bibliographic survey, quantitative statistical survey and empirical data collection through quiz. Research data show that, in the state of Pará, in 2009, there was 172,696 of enrollment in the public sphere and 665,429, in the private sphere, and, in 2019, there were 157,657 enrollment performed at the public sphere and 2,292,607, in the private sphere, the which indicates strong growth in the private sector and stagnation in the public sector. The results make it possible to understand, therefore, that of the 53 teachers who answered the questionnaires, 41 teachers did not undergo a distance learning degree (77.36%) and 12 in the distance mode (22.64%), of these 58, 33% took their courses in the public sphere. It is concluded that there is a great difficulty in the process of seeking the effectiveness of public policies of distance education for the training of teacher in the state of Pará, considering the difficulty of democratization of access to public higher education, restricted by the bias of expansion private.
Subject: Educação
Educação
Educação a distância
Educação a distância
Formação de professores - Brasil
Formação de professores - Brasil
Políticas públicas - Educação
Políticas públicas - Educação
Pará - Educação
Pará - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54648
Issue Date: 23-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado



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