Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54681
Type: Artigo de Periódico
Title: Química escolar: percepções e expectativas de estudantes do ensino médio
Authors: Ana Luiza de Quadros
Adriana Araújo Dutra Rodrigues
Carlos Alberto R. Lares
Dayse Carvalho da Silva Martins
Fernanda Antunes de Almeida Moraes
Fernando Henrique Silva Figueiredo
Renata Fonseca Ferreira
Abstract: Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem.
Subject: Ensino Médio
Química
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/rid.v2i1.2273
URI: http://hdl.handle.net/1843/54681
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Iniciação à Docência
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Química escolar percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio (1).pdf503.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.