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dc.contributor.advisor1Ângela Salgueiro Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038152185134297pt_BR
dc.creatorWelber Carlos Santana Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-11T13:06:36Z-
dc.date.available2023-06-11T13:06:36Z-
dc.date.issued2011-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54749-
dc.description.resumoO propósito deste artigo é evidenciar uma possibilidade de analise da arte como construtora e questionadora da realidade na qual ela está inserida, por meio de uma vivência ou experiência da vida como arte. Através dos conceitos de estética e pragmática desenvolvidos por Richard Shusterman e da crise de identidade contemporânea defendido por Stuart Hall, pude construir uma abordagem do Manguebeat como experiência artística que transforma, reflexivamente, modos de agir, ser e pensar. Como objeto de estudo escolhi o disco Afrociberdelia, de Chico Science e Nação Zumbi, que pode ser considerado como uma representação chave do Manguebeat. Este movimento, originado em Recife nos anos 90 e caracterizado pela riqueza de ritmos regionais, como o maracatu, entrecruza-se com culturas musicais globais como o rock, o hip hop, o funk, o Rap e Black Music e com as novas tecnologias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectIdentidade contemporâneapt_BR
dc.subjectManguebeatpt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectLocal e globalpt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.titleArte e vida no movimento manguebeat : práticas estéticas e identitárias presentes no disco “Afrociberdelia” de Chico Science e Nação Zumbipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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