Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54786
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dc.contributor.advisor1Erica Anita Baptistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278888495763885pt_BR
dc.contributor.referee1Dalmir Franciscopt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Victor Melopt_BR
dc.contributor.referee3Rafael Sampaiopt_BR
dc.creatorAna Paula Pereira Batistapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914409348917657pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-11T21:26:38Z-
dc.date.available2023-06-11T21:26:38Z-
dc.date.issued2014-10-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54786-
dc.description.abstractIn 2010, the candidate Dilma Rousseff (PT) won in all 62 counties in the state of Amazonas. For several reasons, especially natural causes, there was no presence of the candidate's campaign in the region. The social programs implemented in the country during the presidency of Lula da Silva (PT) were important to the state and it was used as an important campaign strategy. Therefore, we assume there was a positive impact from the Bolsa Família Program (BFP) and the number of votes received by the incumbent. Given the questions concerning to the construction of a public political image of Dilma as the person who would give continuity to the actions of the former president, Lula, we intend to take this opportunity to analyze the relationship between voting for Dilma and the Bolsa Família Program in the 2010 presidential election, in the state of Amazonas . In order to do this we collected the data referring to the vote in 2010, and the method used was the construction of scatter plots, with a sample of 27 municipalities, following the division of three locations per gutter river and correlating variables (Dilma Rousseff Votes x number of votes received) in order to confirm or refute the hypothesis that the BFP influenced the outcome of the election.pt_BR
dc.description.resumoEm 2010, a então candidata Dilma Rousseff (PT) venceu em todos os 62 municípios do Estado do Amazonas e durante o período de campanha, por diversas razões, sobretudo de ordem natural, não houve campanha presencial da candidata na região. Os programas sociais implementados no país durante a gestão do governo de Lula da Silva (PT) na presidência da República foram importantes para o Estado e tornaram-se importante estratégia de campanha. E, portanto, partimos da hipótese de que existiu, nessa ocasião, um impacto positivo entre o Programa Bolsa Família (PBF) e a quantidade de votos recebidos pela incumbente. Tendo em vista as questões colocadas relativas à construção da imagem pública política de Dilma Rousseff enquanto figura da continuidade das ações do governo Lula pretendemos,nesta oportunidade, analisar a relação entre o voto em Dilma e o Programa Bolsa Família, na eleição presidencial de 2010, no Amazonas. Para tanto, mobilizamos os dados referentes à votação em 2010 e o método utilizado foi a construção de diagramas de dispersão, com uma amostra de 27 municípios, seguindo a divisão de três localidades por cada calha de rio e correlacionando as variáveis Voto em Dilma Rousseff x Número de votos recebido, a fim de confirmar ou refutar a hipótese de que o PBF influenciou no resultado da eleição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoralpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEleição 2010pt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectVoto em Dilma Rousseffpt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectVoto econômicopt_BR
dc.subject.otherEleiçõespt_BR
dc.subject.otherVotopt_BR
dc.subject.otherRousseff, Dilma, 1947-pt_BR
dc.subject.otherPrograma Bolsa Família (Brasil)pt_BR
dc.titleO fenômeno Dilma nas eleições presidenciais de 2010 no Amazonaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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