Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luzia Gontijo Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926260412065454pt_BR
dc.creatorDaniela Eugênia Andrade Marquespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6815821137880572pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-12T00:54:22Z-
dc.date.available2023-06-12T00:54:22Z-
dc.date.issued2010-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54802-
dc.description.abstractThis text presents an approach to art culture and history. The interactions between the discourse of art in the midst of the cultural scene in Belo Horizonte the beginning 70s. Period when the capital hosted the urban intervention entitled Do Corpo à terra (The Body to Earth) and exposure Objeto e Participação (Object and participation). Beyond the experimental artistic character , the movement called Neovanguarda operated in a defiant political line. The political authoritarianism covered the streets across the country. The notes that follow intended to cover the terminology used to define the movement Neovanguarda. The term Neovanguarda is used by history as something legitimately known for Belo Horizonte. It is known that the geographical size and population that made up the city at the time was very extensive. A considerable part of the population could not participate in interventions nether know about it. The interventions were assessed by a reduced number of passers that walking by the center of the city. Thus the movement known as Neovanguarda even developed in order to interact with the urban structure had been restricted to the understanding of a few.pt_BR
dc.description.resumoO presente texto traz uma abordagem sobre arte, cultura e história, tendo como foco as interações entre o discurso artístico e o panorama cultural da cidade de Belo Horizonte nos idos dos anos 70 - período em que a capital abrigou a intervenção urbana intitulada Do Corpo à Terra e a exposição Objeto e Participação. Além do viés artístico de caráter experimental, o movimento intitulado Neovanguarda operou-se numa linha política contestadora. O autoritarismo político de então cobria as ruas de todo o país. Os apontamentos que se seguem pretendem equacionalizar as terminologias utilizadas para definir o movimento Neovanguarda, termo usado pela história como algo legitimamente conhecido pela Belo Horizonte desse período. Sabe-se que a dimensão geográfica e populacional que compunha a cidade na época era muito extensa e que boa parte da população não tinha como participar das intervenções nem mesmo saber sobre elas. Essas intervenções foram presenciadas pelo número reduzido de transeuntes que freqüentava o centro da cidade. Desta forma o conhecido movimento Neovanguarda mesmo que desenvolvido com o propósito de interagir com a estrutura urbana ficara restrito ao entendimento de poucos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em História da Cultura e da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectNeovanguardapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectHistoriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte - Históriapt_BR
dc.titleSobre a neovanguarda Belo Horizonte início anos 70pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da Cultura e da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo final Pos graduação.pdf729.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons