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dc.contributor.advisor1Luiz Antônio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7052822499655835pt_BR
dc.creatorDaniela Cristina Silva Camargopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-12T02:11:03Z-
dc.date.available2023-06-12T02:11:03Z-
dc.date.issued2011-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54815-
dc.description.resumoA Mostra Rio Criativo: nossa arte, nossa indústria foi realizada na Galeria Rodrigo Mello Franco do Museu Nacional de Belas Artes, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2009. Sob a curadoria geral de Fernando Cochiarale, a exposição temporária que se estendeu ao longo de dois meses pretendeu promover uma síntese de momentos emblemáticos da produção da indústria criativa do estado do Rio de Janeiro, contando com o patrocínio do Sistema FIRJAN. Para contemplar diferentes áreas de produção, a exposição foi dividida em módulos temáticos com curadores especialistas para cada um deles. Os temas fora arquitetura (curadoria de Alfredo Britto), artes plásticas (curadoria de Fernando Cocchiarale), cinema (curadoria André Parente), dança (curadoria Silvia Soter e Roberto Pereira), design gráfico (curadoria de Gilberto Strunk), design de produtos (curadoria Bernardo Senna), fotografia (curadoria André Parente), carnaval (curadoria Maria Augusta Rodrigues e Luís Carlos Magalhães), mercado editorial (curadoria Luciana Villas Boas), software, websites e games (curadoria Jackson Ferraz), moda (curadoria Valéria Delgado), música (curadoria Tim Rescala), publicidade (curadoria Armando Strozenberg), rádio (curadoria Lilian Zaremba), teatro (curadoria Zeca Ligiero), televisão (curadoria Mauro Alencar)e vídeo (curadoria André Parente). Cada um destes curadores convidados definiu e selecionou todos os documentos, objetos e obras que foram expostos em conjunto com o curador geral. Estas peças vieram de diferentes instituições e coleções particulares e com isso promoveram uma extensa diversidade de suportes e procedências, servindo de ponto de partida para o que se tornou o objetivo desta pesquisa: refletir em que medida é possível viabilizar ações de Conservação Preventiva durante uma montagem de exposição temporária.O exercício proposto nesta pesquisa justifica-se em vários pontos: na demanda crescente de exposições temporárias, tanto nacionais quanto internacionais, na carência de literatura especifica, na mão de obra ainda em formação desta aérea, resultado da recente profissionalização do setor e ainda, e talvez o item mais importante, na falta de auto crítica dos realizadores de exposições temporárias para refletir sobre a responsabilidade de suas ações, identificando falhas e possíveis soluções de Conservação Preventiva na montagem de suas exposições. No caso deste estudo, tentaremos fazer isso com a montagem da Mostra Rio Criativo, através da análise crítica de seus elementos cenográficos construtivos, de suas equipes de montagem, seus ambientes expositivos e as peças expostas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConservação preventivapt_BR
dc.subjectMostra Rio Criativopt_BR
dc.subject.otherIndustriapt_BR
dc.subject.otherExposiçõespt_BR
dc.subject.otherConservaçãopt_BR
dc.titleA montagem da Mostra Rio Criativo, sob o paradigma da conservação preventivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural

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