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Tipo: Artigo de Evento
Título: Waveset transformations: source characteristics and transformation peculiarities producing hardly predictable sound results
Título(s) alternativo(s): Transformações do conjunto de ondas: características da fonte e peculiaridades da transformação produzindo resultados sonoros dificilmente previsíveis
Autor(es): Fellipe Miranda Martins
José Henrique Padovani Velloso
Resumen: The wavesets are defined as a signal portion between three consecutive zero-crossings and were proposed by Trevor Wishart as a form to manipulate and transform sound files. For simple sounds, wavesets tend to coincide with the wave cycle, but for complex and polyphonic sounds the wavesets can represent a small portion of longer oscillations or retain a slow oscillation superposed by faster ones. As wavesets’ shape, duration and amplitude are strongly unique for each sound, modifying a waveform based on this granular criterion can lead to unique sonorities. Firstly, we discuss the main issues that cause highly different sound results when applying the same waveset transformation to different waveforms (e.g., DC, low-frequency content, beats, phase, and others), secondly, we selected several waveset transformations to evaluate the range of sonorities produced as well as contextualizing them in the field of wellknown digital audio effects. In the end, we evaluate the major pitfalls of working with this technique and report some enhancements that are currently being studied.
Abstract: Os conjuntos de ondas são definidos como uma porção de sinal entre três cruzamentos zero consecutivos e foram propostos por Trevor Wishart como uma forma de manipular e transformar arquivos de som. Para sons simples, os conjuntos de ondas tendem a coincidir com o ciclo da onda, mas para sons complexos e polifônicos os conjuntos de ondas podem representar uma pequena porção de oscilações mais longas ou reter uma oscilação lenta sobreposta por outras mais rápidas. Como a forma, a duração e a amplitude dos conjuntos de ondas são fortemente únicas para cada som, modificar uma forma de onda com base nesse critério granular pode levar a sonoridades únicas. Em primeiro lugar, discutimos os principais problemas que causam resultados de som altamente diferentes ao aplicar a mesma transformação de waveset a diferentes formas de onda (por exemplo, DC, conteúdo de baixa frequência, batidas, fase e outros), em segundo lugar, selecionamos várias transformações de waveset para avaliar o gama de sonoridades produzidas bem como contextualizá-las no domínio dos conhecidos efeitos de áudio digital. Ao final, avaliamos as principais armadilhas de se trabalhar com essa técnica e relatamos alguns aprimoramentos que estão sendo estudados atualmente.
Asunto: Ondas sonoras
Som - Transmissão
Som - Técnicas digitais
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CAC - COORDENADORIA DE ASSUNTOS COMUNITARIOS
MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5113511
URI: http://hdl.handle.net/1843/54833
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://zenodo.org/record/5113511
metadata.dc.relation.ispartof: Sound and Music Computing Conference
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