Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eleonora Schettini Martins Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925839052222233pt_BR
dc.creatorRodrigo Márcio Medeiros Paivapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7904287101363838pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T09:15:36Z-
dc.date.available2023-06-13T09:15:36Z-
dc.date.issued2014-11-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54853-
dc.description.resumoO controle social da administração pública como parte do processo de controle público sobre as ações do Estado e seus governos é um tema cada vez mais recorrente, especialmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Apesar dos avanços nas últimas décadas democráticas, a participação do cidadão brasileiro no controle social ainda requer um grande incremento, com vistas a garantir que este conteúdo da democracia seja efetivamente consolidado no país. Objetivando contribuir com esta discussão, este trabalho procura estabelecer um rol de estratégias que possam ser implementadas concretamente, delineando um planejamento para estimular e viabilizar o controle social das obras públicas. As discussões tomaram como referência a literatura existente sobre controle social e administração pública e como inspiração algumas experiências práticas existentes de transparência e controle social de obras públicas. Procurou-se estabelecer estratégias que possam ser implementadas de forma integrada e articulada, para potencializar os resultados. As estratégias foram dispostas de forma a desenvolver algumas dimensões do controle social como: a motivação para a participação; o estabelecimento de arranjos participativos; a transparência das informações; e a formação dos atores envolvidos para o efetivo exercício do controle social. As estratégias propostas foram: a divulgação das obras públicas com foco no estímulo ao controle social; a utilização pedagógica das obras públicas nas escolas; implementação de Comissões de acompanhamento de obras públicas (CAOP); Auditoria participativa e Auditoria cidadã de obras públicas; Seções específicas sobre obras públicas nos Portais de Transparência; a utilização das redes sociais digitais para a divulgação de informações sobre as obras públicas; a formação dos cidadãos para o exercício do controle social de obras públicas; a formação dos servidores públicos sobre transparência nas obras públicas. O conjunto de estratégias propostas, inspiradas em experiências já existentes, que podem ser implementadas em conjunto ou separadamente, de acordo com o contexto social e político local, permitem o estabelecimento de um planejamento integrado para desenvolver o controle social de obras públicas de forma efetiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectObras públicaspt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subject.otherObras públicaspt_BR
dc.subject.otherControle socialpt_BR
dc.subject.otherTransparência na administração públicapt_BR
dc.subject.otherParticipaçãopt_BR
dc.titleO controle social de obras públicas : estratégias para estimular e viabilizar o seu exercício.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Democ. Part., Repúb. e Mov. Sociais EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO PAIVA - Controle social das Obras Públicas - 2014.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons